Com sete ambulâncias, sendo seis Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – Manaus) participou, ontem (28), das 10h às 11h30, da simulação de acidente aéreo realizada pela Infraero, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Segundo o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, a participação do Samu na simulação possibilita às equipes de saúde móvel o treinamento de deslocamentos mais rápidos em rotas previamente estabelecidas que vão dar sobrevida aos pacientes acidentados.
“Sempre que somos acionados temos o compromisso de atender a protocolos que pressupõem atitudes para salvar a vida de pacientes em diversos estados de saúde. A simulação nos dá a ideia de quais caminhos apanharmos para chegarmos mais rápido aos prontos-socorros da capital”, declarou Magaldi.
Simulação – Durante a simulação, as sete equipes do SAMU apanharam os pacientes envolvidos na pista do Aeroporto Eduardo Gomes e levaram para o pronto-socorro 28 de Agosto, para o pronto-socorro João Lúcio e para o Hospital Universitário Getúlio
Vargas.
Segundo o diretor técnico do Samu, Domício Magalhães Filho, todo o aparato técnico e de recursos tecnológicos e humanos foram empregados durante a operação.
“Nós dispomos de condutores, técnicos enfermagem e médicos que agiram como se fosse uma situação real. Os procedimentos, ainda que simulados, vão servir para analisarmos o nosso tempo de atendimento e resposta, em casos verdadeiros”, disse Domício.