A Praça da Vitória, em Presidente Figueiredo, recebeu milhares de pessoas que foram assistir às apresentações de ciranda e quadrilha na segunda noite do 18° Festival Folclórico do município, que ocorreu ontem (30). Com início às 20h, seis grupos trouxeram animação e muita criatividade nas fantasias e performances.

Uma das apresentações mais aguardadas foi a da quadrilha Paramazon, que trouxe para a arena o tema do filme “Alice no País das Maravilhas”. O longa retrata a história de uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho e cai em um buraco que a leva a um lugar onde tem contato com seres fantásticos.

Já a quadrilha São Miguel levou bom humor ao público com uma homenagem à banda Mamonas Assassinas. Uma Brasília amarela foi levada para a arena e um casamento ao som da trilha sonora do filme “Ghost”, em que o vocalista Dinho ressuscita para se casar com sua amada, foi encenado. Os brincantes estavam vestidos de presidiários, lembrando como os músicos se caracterizavam.

Público mais presente

Neste ano, os próprios moradores do município relatam ter notado um crescimento de público em comparação com os anos anteriores. Durante três noites de festival, cerca de quatro mil pessoas são esperadas pela prefeitura, boa parte vindas da sede, como é o caso de Caroline Passos, que há três anos mora na cidade.

“Percebo que, agora, com a nova gestão, estão investindo bastante na nossa cultura, porque antigamente não se via isso. O prefeito está apoiando e isso faz com que as famílias venham para a praça. Toda a festa está nota dez”, elogiou a jovem.

Outro morador que veio acompanhado da família foi Elberson Alves, que reside há 28 anos em Presidente Figueiredo. “Estou acompanhando toda noite as apresentações e pretendo vir aqui amanhã novamente para prestigiar porque está muito bom”, avaliou.

Na noite deste domingo (1°), terceiro e último dia de evento, ocorrerá a entrega de troféus aos grupos vencedores. A abertura oficial está prevista para às 20h, com a apresentação de quadrilhas, boi-bumbá e carimbó.

Artistas mantêm tradição folclórica viva

A primeira noite do 18º Festival Folclórico de Presidente Figueiredo, realizada na última sexta-feira (29) na Praça da Vitória, mostrou o empenho dos artistas em manter vivas as tradições culturais do município, em uma noite animada e colorida, com apresentações temáticas e adesão maciça de público.

De acordo com o secretário de Cultura e Eventos, Walter Yallas, o intuito da prefeitura é dar cada vez mais visibilidade ao festival. “Procuramos promover não só uma festa, mas oferecer qualidade em uma essência maior, com condições adequadas para que os artistas se apresentarem. Toda a estrutura cênica, iluminação e arena”, destacou.

Ainda segundo Yallas, essas manifestações culturais precisam ser exploradas para beneficiar o município como um todo. “Com essa festa, percebemos que aqui há uma forte veia folclorista e que o potencial turístico da cidade não se resume às cachoeiras. A prefeitura acredita muito nesse potencial e estamos trabalhando para desenvolvê-lo”, enfatizou.

Uma das quadrilhas que se apresentaram na noite de abertura foi “Os caçadores na Roça”, com uma homenagem ao Sítio do Pica-pau Amarelo, obra de Monteiro Lobato. “Participamos há dois do evento e estamos aqui, novamente, dando o nosso melhor para representar a cultura do município”, afirmou.

 

Artigo anteriorEstudantes buscam apoio para participar de competição científica internacional
Próximo artigoDecisão do STF sobre ensino religioso pode desorganizar gestão das escolas