A ação conjunta entre Amazonino Mendes (PDT) e o Arthur Neto (PSDB), anunciada na última sexta-feira (6), não foi apenas a reaproximação entre o governador e o prefeito de Manaus, e sim mas uma aliança na eleição deste ano. Nos bastidores fala-se em um possível vice, que seria Marcos Rotta ou Arthur Bisneto, mais para o primeiro que tem a amizade de Amazonino.
Caso esse seja o quadro, a ex-deputada federal Rebecca Garcia (PP), que já aparecia como vice, na chapa de Amazonino Mendes, agora concorreria a uma das vagas ao Senado Federal, juntamente com Eduardo Braga (MDB).
Mas fontes do Fato Amazônico informaram que nada mudou e Rebecca será a vice de Amazonino.
De acordo com informações de bastidores, o governador teve uma conversa com o empresário Francisco Garcia, presidente do diretório estadual do PP, e confirmou que a chapa será mesmo Amazonino/Rebecca.
Mas tudo na verdade só ficará acertado nas convenções que acontecem de 20 julho a 5 de agosto, quando as chapas sairão definidas em seguida poderão requerer o registro de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
O último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem junto à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatos é 15 de agosto.
No dia 16 de agosto, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet (desde que não paga), entre outras formas.