O comitê organizador das Olimpíadas de Tóquio 2020 apresentou oficialmente neste domingo seus dois mascotes, chamados Miraitowa e Someity, em um grande evento na capital japonesa, um ato que marca a contagem regressiva para o evento esportivo.

A apresentação, da qual participou a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e o presidente do comitê organizador de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, foi celebrada em um popular shopping da cidade, ao qual também foram centenas de crianças e curiosos.

O nome de Miraitowa, o mascote azul dos Jogos Olímpicos, provém da fusão das palavras japonesas futuro e eternidade, e “procura trazer esperança aos corações das pessoas no mundo todo”, segundo detalhou a organização.

Someity, por sua parte, a mascote rosa paralímpica, deve o seu nome a uma variedade de cerejeira, uma árvore muito representativa da cultura japonesa, e quer transmitir “a sua força” aos atletas paralímpicos.

Os personagens, de estética futurista e inspirados no desenho animado, representam “a tradição e a inovação” do país asiático e serão o principal símbolo do evento.

As crianças também foram protagonistas do ato, acompanhando os mascotes frente a centenas de jornalistas e participando de um troca de presentes com eles, a fim de informar a venda oficial dos personagens.

Cerca de 17 mil escolas de educação primária do Japão participaram da escolha do casal de mascotes ganhadores, o que representa em torno de 70% dos centros deste tipo no país, assim como alguns colégios japoneses no exterior.

O personagem azul escolhido tem a capacidade de se deslocar de forma instantânea, enquanto a rosa pode se comunicar com vários elementos da natureza.

O nadador olímpico Daiya Sebe e a canoísta paralímpica Monika Seryu também posaram junto com os mascotes e compartilharam seu objetivo de “conseguir as suas melhores marcas e conseguir uma medalha”.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio acontecem na capital japonesa entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020, e de 25 de agosto a 6 de setembro do mesmo ano, respectivamente. (Agência EFE)

Artigo anteriorSite oferece bolsas de estudo para profissões de alta empregabilidade no Brasil
Próximo artigoProcon Manaus recebe do Tribunal de Justiça equipamentos para digitalização de processos