Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (2) com professoras aposentadas de Parintins, vinculadas à Seduc, o deputado Luiz Castro (Rede) recebeu a carta de reivindicações, fruto da mobilização dos aposentados e pensionistas, na luta para resgatar os direitos que estão sendo retirados dos seus salários.
Líder da Rede na Assembleia Legislativa, Luiz Castro garantiu apoio ao movimento e se comprometeu em encaminhar uma indicação ao secretário Lourenço Braga, relatando a situação desse segmento do magistério estadual, em favor de um compromisso que assegure os seus direitos.
O segmento vem se fortalecendo desde a participação no movimento grevista dos trabalhadores da educação, atualmente é representado por uma comissão organizadora integrada por 13 professoras aposentadas, que unindo forças com os servidores da ativa, lutam para assegurara as suas reivindicações.
Em Manaus, os aposentados são representados pela professora Keyla Nogueira, participando doas discussões e decisões, na Comissão Estadual de Reformulação do PCCR e do Estatuto do Magistério, determinada pelo secretário Lourenço Braga.
Dentre as reivindicações, o movimento defende a manutenção do contra cheque com reajuste da gratificação de localidade para o interior do Estado, com o devido ressarcimento aos que foram retirados; Reajuste do pagamento integral do adicional de tempo de serviço; Plano de saúde, Auxílio medicamento; Junta médica nos polos e auxilio alimentação.
Consta ainda, a gratificação de 50% da regência de classe; 10% na aposentadoria dos profissionais de educação especial; Participação nas sobras dos recursos do Fundef e Fundeb; Isenção da taxa de Previdência no processo de aposentadoria; Avaliação do PCCR e do Estatuto do Magistério a cada quatro anos com a participação de professores, administrativos, representantes do interior, aposentados e delegados do Sinteam.