Edney de Brito Elias (31), foi preso em flagrante durante fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), na Ponte Jornalista Phelippe Daou, Compensa, Zona Oeste de Manaus, na noite de terça-feira (14/08). Ele vai responder pelo crime de falsidade ideológica, Artigo 299, e pela falsificação de documentos, Artigo 297, do Código Penal Brasileiro.
De acordo com o presidente em exercício do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o flagrante ocorreu quando um dos agentes de trânsito que trabalhava na fiscalização, ao pedir e analisar o documento do condutor percebeu a falsificação. Segundo Sá, a textura e o papel em que a carteira foi confeccionada eram diferentes dos que são usados na confecção da CNH origina. No documento, também não haviam as marcas e símbolos obrigatórios e, após verificação no sistema do Detran foi constatado que não havia registro dos dados da CNH do condutor. Ao ser questionado sobre a procedência do documento, o condutor confirmou a falsificação e disse ter comprado a CNH em uma Lan House em outro estado.
O documento falsificado tinha como órgão emissor o Detran do estado de São Paulo, e tinha categoria AB, com data de emissão de 27 de outubro de 2016 e data de validade para 17 de setembro de 2020.
Rodrigo de Sá explicou que diante da situação, um dos policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BapTran) que acompanham a operação deu voz de prisão a Edney Elias. Preso em flagrante delito o mesmo foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia.
Na mesma operação, que também se estendeu pela Avenida Coronel Teixeira, 24 veículos foram retidos por irregularidades, sendo nove motos e 15 carros, e duas pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.
O diretor presidente em exercício Rodrigo de Sá, reforça que as operações do Detran-AM em parceria com a BaPtran, têm sido intensificadas em toda a capital e nas cidades da Região Metropolitana, “a fim de proporcionar uma regularidade no trânsito, visando ampliar a segurança viária”, afirmou.