O português Cristiano Ronaldo, o croata Luka Modric e o egípcio Mohammed Salah são os jogadores indicados ao prêmio de Jogador do Ano da Uefa pela temporada 2017-18, conforme divulgou a entidade ontem (20).

O resultado será anunciado em cerimônia em Mônaco no dia 30 de agosto, quando também ocorrerá o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

A lista final de indicados foi selecionada por um júri composto por 80 treinadores dos clubes que participaram das fases de grupos da Champions e da Liga Europa da temporada passada, além de 55 jornalistas selecionados pela European Sports Media (ESM).

Os jurados tiveram que fazer uma lista de três jogadores, atribuindo cinco, três e um ponto para cada um deles. O resultado final é o somatório do número de votos emitidos pelos treinadores e jornalistas. Os técnicos não puderam votar em jogadores do próprio clube.

Modric e Cristiano Ronaldo (hoje na Juventus) conquistaram pelo terceiro ano consecutivo a Liga dos Campeões pelo Real Madrid. O meia croata posteriormente foi vice-campeão mundial com a sua seleção e foi eleito melhor jogador da Copa do Mundo na Rússia.

O atacante português, que ganhou a Champions pela quinta vez na carreira, foi o artilheiro da competição pelo sexto ano seguido, e Salah conduziu o Liverpool à final, mas se machucou no início da partida decisiva.

Completaram o top 10 na votação Antoine Griezmann (Atlético de Madrid – 72 pontos), Lionel Messi (Barcelona – 55), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain – 43), Kevin De Bruyne (Manchester City – 28), Raphaël Varane (Real Madrid – 23), Eden Hazard (Chelsea – 15) e Sergio Ramos (Real Madrid – 12).

Dois brasileiros concorrem a prêmios. Alisson Becker, ex-Roma e hoje no Liverpool, está na disputa na categoria de melhor goleiro da temporada com o italiano Gianluigi Buffon, ex-Juventus e agora no PSG, e o costa-riquenho Keylor Navas, do Real Madrid.

Já o lateral-esquerdo Marcelo e os zagueiros Sergio Ramos e Raphael Varane, todos do Real Madrid, concorrem ao prêmio de melhor defensor. (Agência EFE)

Artigo anterior“Mickey Mouse soviético” faz aniversário uma semana após morte de criador
Próximo artigoBrasil vence diante de 5.300 pessoas e leva torcedores ao delírio