No dia 18 deste mês, o ministro da economia Paulo Guedes, durante entrevista à GloboNews, travou com a jornalista Miryan Leitão uma espécie, digamos assim, de alucinado diálogo sobre as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus. Vejam:
Miryan Leitão – Sobre a Zona Franca de Manaus..(interrompida)
Paulo Guedes – A Zona Franca de Manaus seque o jogo.
Miryan – a diferença dela é que ela não paga IPI
Paulo – Olha que coisa linda você está dizendo: você vai mexer na Zona Franca de Manaus? Não, eu não vou mexer na Zona Franca de Manaus. Tá na Constituição, tá lá. E agora se os impostos caíssem, tudo para zero (referiu-se ao IPI)? Eu não mexi na Zona Franca de Manaus.
Miryan Leitão – Economizou R$ 25 bilhões.
Paulo Guedes – Eu não. Eu simplifiquei. Quer dizer que o Brasil agora não pode ficar mais eficiente?
Miryan – A Zona Franca…(interrompida)
Paulo Guedes – A Zona de Manaus fica do jeito que é. Ninguém nunca vai mexer com ela. Agora isso não significa dizer que não vou simplificar imposto no Brasil porque se não, quer dizer…eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado porque senão não tem vantagem para a Zona Franca de Manaus.
Viram, aí? Disse ou não disse que não iria deixar o Brasil bem ferrado, desarrumado, para não tirar as vantagens da Zona Franca de Manaus? Claro que ele disse.
Agora vejam o que ele disse – sim, ele mesmo, o Paulo Guedes – na quarta-feira, 24, à valente e vigorosa bancada do Amazonas – lá no fundo pode-se ver o Silas Câmara – em um vídeo ensaiado para fazer de conta que gosta do Amazonas.
“Queremos fazer modernizações, mexer em impostos – coisas que vão fazer o Brasil Crescer. Agora existe um compromisso nosso, como o Amazonas que é justamente garantir as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus. Esse entendimento é muito claro. O Amazonas tem uma bancada extraordinariamente, estão todos empenhados nesse de modernização do Brasil. A região é importante e tem que manter as vantagens que obteve pela Zona Franca de Manaus”.
Pergunta-se: o que o Paulo Guedes, como disse um tanto sem graça, pode garantir à Zona Franca de Manaus? Nada, não é mesmo? Afinal, as garantias são constitucionais.
O Paulo Guedes não vai garantir é nada.
Aliás, a história mal contada no vídeo é praticamente igual ao diálogo com a Miryan Leitão.
À jornalista Miryan Leitão, Paulo Guedes falou em zerar impostos, não é verdade? E agora, na presença da bancada do Amazonas diz que “Queremos fazer modernizações, mexer em impostos – coisas que vão fazer o Brasil Crescer”.
Mexer em impostos foi o que disse. Ok. Que impostos, senhor Paulo Guedes?
Não precisa responder. É só aguardar um pouco mais e ver o resultado.