A preparação dos alunos que vão representar a Prefeitura de Manaus na Genyus Olympiad, competição olímpica científica, está a todo vapor. A disputa, que será realizada no mês de junho, em Nova York (EUA), reunirá jovens cientistas de vários países. Na madrugada desta quarta-feira, 8/5, os estudantes selecionados da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acompanhados pelos responsáveis, viajam a Brasília (DF), para tirar o visto americano.

“Esse é um belo exemplo da educação que estamos promovendo em Manaus. Mérito do esforço desses dedicados estudantes, mas mérito também das iniciativas pedagógicas da nossa gestão. Sinto-me feliz e ansioso por eles, que vivenciem essa experiência, que brilhem e que os conhecimentos adquiridos sejam levados para a vida toda”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Maria Clara Rebelo, 14, Ana Clara Nascimento, 14, Alice Gomes, 15, e Victor Souza, 15, alunos das escolas municipais Lucila Freitas e Engenheiro Alberto Braga, foram selecionados para participar da competição internacional após alcançarem o 1º lugar na 6ª Feira de Ciências da Amazônia (FCA), realizada em novembro do ano passado. Foram expostos no evento, que contou com participação de alunos das escolas municipais, estaduais e privadas, 31 projetos científicos, destes, nove foram da rede municipal.

Alunos da Semed apresentaram os projetos “Bomba d’água de pistões líquidos solares e bomba-carneiro com captação de água de forma sustentável” e “Sustentabilidade geográfica com ênfase na preservação da água como recurso hídrico da comunidade escolar”, ambos voltados para sustentabilidade, obtenção e preservação dos recursos hídricos. As credenciais para a Genyus foram oferecidas aos vencedores pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abrinc).

Com todos os documentos em mãos, os alunos viajam aos Estados Unidos no dia 16/6, onde ficarão por uma semana. Victor Souza está muito confiante para a apresentação do projeto criado a partir de uma bomba d’água, que buscou proporcionar a vivência e discussão das dificuldades ao acesso à água potável na região amazônica, seja em áreas rurais ou urbanas, além de incentivar os estudantes a buscarem alternativas de sustentabilidade.

“O nosso projeto está bem elaborado, a nossa intenção é aprender bastante sobre a iniciação científica e representar Manaus em uma olímpiada internacional”, informou o aluno. 

Já Alice Gomes está animada para a competição e feliz em fazer a primeira viagem internacional por meio da educação. “Eu não vejo a hora de viajar, meus pais estão superorgulhosos, meus amigos me perguntam o tempo todo se eu estou nervosa e digo que não, só estou muito feliz e confiante em fazer a minha primeira viagem internacional pela educação”, salientou Alice. 

Aulas de inglês

Como preparação para a disputa internacional, os jovens cientistas recebem desde abril aulas de língua inglesa com os professores do Programa Ampliando Horizontes (PAH), da Semed, à tarde, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

“Estamos oferecendo aulas de conversação básica e preparando os alunos para a apresentação na feira. Esse auxílio que eles estão recebendo vai fazer uma grande diferença na experiência que terão. Nós estamos apoiando e contribuindo para esse momento da vida deles”, comentou a professora e coordenadora do programa, Suellen Barros.

Artigo anteriorTacacá na Bossa apresenta show no Largo de São Sebastião
Próximo artigoMédico da FCecon participa de obra com capítulo que reúne os principais cirurgiões da América Latina