Na quarta-feira (24/04), o conselho tutelar do município de Manacapuru realizou ação no centro da cidade para conscientizar famílias venezuelanas, que se encontram em situação de risco nas ruas do município.

Em uma publicação no facebook, o conselheiro tutelar, Elivon Lira, fez um alerta e pede “Não dê dinheiro para venezuelanos que usam seus filhos para pedir dinheiro. As crianças estão sofrendo e ficando doentes.”
Durante visita, ele afirma que foi identificado que há um rodízio com as crianças. Enquanto uma mulher sai do local indicado para pedir dinheiro, entrega a criança para a próxima mulher e assim, crianças ficam expostas ao sol e chuva em uma tentativa de arrecadar dinheiro para se manterem.
“Acionamos o CREAS e o Centro Pop, e junto com as colegas Alcilene e Cris Costa, fizemos a identificação e o encaminhamento das famílias ao Acolhimento Institucional.”, afirmou Elivon Lira, que também contou que, anteriormente outro grupo de venezuelanos foi encaminhado para o acolhimento, porém eles se evadiram do local.
Durante esta ação do Conselho Tutelar, um total de 14 crianças e 06 adultos, aceitou ir para o abrigo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Assistência, localizado na estrada Manoel Urbano.
A ação não visa proibir as atividades de trabalho de cada família venezuelana, mas foi informado a necessidade de deixar as crianças no abrigo, enquanto os adultos saem para trabalhar; desta forma, resguardando cada criança dos riscos que possam ser submetidas.