Uma das maiores complicações na saúde das pessoas com diabetes está relacionada às feridas nos pés, conhecidas como “pé diabético”. Os casos são tão comuns que é a principal causa de amputações não traumáticas no País. Segundo levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde, as feridas nos membros inferiores ocorrem em pelo menos 5% dos pacientes com diabetes atendidos pelo SUS há menos de dez anos e em 5,8% dos indivíduos com mais de uma década de doença.

Para ajudar as pessoas a entender como o problema acontece e como pode ser tratado a fim de evitar a amputação, o Instituto Cardiovascular (ICV) e a médica endocrinologista Lucely Paiva, vão realizar uma palestra gratuita sobre o tema no dia 8 de junho, no auditório do Atlantic Tower, na avenida Djalma Batista.

A palestrante será a médica cirurgiã vascular Fabiana Lo Presti. “Falaremos de forma muito clara como os pacientes e suas famílias podem identificar um pé de risco para o aparecimento de lesões e sobre os cuidados básicos para evitar essas lesões”, afirmou a especialista.

Alguns dos motivos para o aparecimento de feridas nos pés são a circulação sanguínea deficiente e níveis de glicemia mal controlados. Com isso, uma possível infecção ocasionada naquela área do corpo pode se alastrar de forma descontrolada, colocando em risco até mesmo a vida do paciente.

A participação no evento é aberta à toda a população e não são limitadas aos pacientes das especialistas organizadoras do evento. Mesmo sendo uma palestra gratuita, é necessário realizar a inscrição através do número de telefone (92) 98112-2053.

Artigo anteriorAcordo de R$ 46 mil garante indenização a trabalhador que adquiriu doença ocupacional no ombro
Próximo artigoColeção Essências traz a fragrância personalizada da grife Jorge Bischoff