A experiência dos engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam), aliada às prerrogativas de fiscalização, monitoramento e controle de serviços públicos concedidos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, resultou em uma proposta de Termo de Cooperação Técnica voltado à fiscalização, lançada pela reguladora em reunião na última segunda-feira (03/06), em Parintins. A iniciativa poderá resultar na melhoria significativa desses serviços, principalmente relacionadas à qualidade da água distribuída.

Além do engenheiro Sélvio Picanço, representante da Agência, participaram a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Prefeitura de Parintins para discutir os resultados das análises da qualidade da água de 20 poços que servem o município de Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus.

A Arsam, em cumprimento ao seu papel, já fiscalizou o abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital por meio de um convênio com a Prefeitura de Manaus. A prerrogativa de fiscalizar o serviço de saneamento dos municípios pode ser uma atribuição da agência mediante convênios, contratos, termos ou outras legislações que regulamentam a prestação dos serviços diretamente, ou mediante regime de concessão ou, ainda, por permissão.

Artigo anteriorEntorno da Constantino Nery terá nova alteração no trânsito para avanço nas obras de complexo viário
Próximo artigoIdam realiza vistoria técnica em produção de hortaliças em Tabatinga