A reutilização de materiais que antes seriam descartados como lixo tornou-se fonte de renda para algumas famílias que residem no Parque Liberdade, localizado no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus. Com a oficina “Do lixo ao luxo”, os moradores aprenderam a transformar garrafas de vidro em materiais de decoração, por meio de pinturas e colagem de peças.

A oficina é realizada pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) do Governo do Amazonas e tem como intuito, além de promover a reciclagem, ocupar os moradores do residencial com cursos voltados para técnicas de reciclagem e artesanato. Nessa atividade são reaproveitados materiais metálicos de plásticos e de vidrarias que, antes, tinham como destino final o lixo. A reciclagem desses objetos é feita pelos moradores do Prosamim, assim como sua higienização e confecção.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A moradora Brigida Lopes, 67, afirma que começou a participar do projeto junto com uma amiga, e que o material produzido na Oficina já a beneficia com uma renda extra. “Eu acho que ajuda bastante, e sempre estou produzindo e vendendo. É muito interessante esse trabalho, e as pessoas precisam saber que esse projeto tem sua importância para muitas famílias que possuem uma oportunidade de reaproveitamento de muitos materiais”.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A instrutora da oficina, Aldeniza Amorim, diz que o intuito da oficina também é de cooperar com o meio ambiente.  “O projeto ajuda na limpeza do meio ambiente e também na geração de renda para esses moradores. Eu lembro que começamos com cinco mulheres, e hoje estamos com 17 pessoas”.

Artigo anteriorMais de 76 mil alunos da rede municipal de ensino participam da segunda aplicação da ADE em 2019
Próximo artigoFPS realiza visita técnica na Associação Pestalozzi de Coari