Diário Jornal Contábil – Com o passar dos anos, os consumidores têm demonstrado um elevado nível de exigência em suas negociações. Eles não desejam mais ser atendido apenas com rapidez, isso é o básico para não deixá-lo insatisfeito. Alguns passos precisam ser seguidos para construir um relacionamento com o cliente que seja sólido e eficiente.
Inevitavelmente, as empresas sentem-se impelidas a repensarem suas abordagens, operações e formas de comunicação durante a jornada do consumidor. Com forte potencial de fidelização da clientela, o uso de um aplicativo de CRM apresenta soluções para que os gestores consigam entender e valorizar cada etapa de inateração com o cliente.
Todo relacionamento saudável se baseia em situações proveitosas, com doses diárias de demonstração de confiança. É algo que precisa ser criado e construído diariamente para surtir efeito e precisa surgir de forma natural.
A criação de laços com os clientes surgirá desse cotidiano de comunicação clara, estreita, efetiva e eficiente. É como um casamento, guardadas as particularidades de cada relação.
O relacionamento com o cliente, então, é essa construção cotidiana, com entendimento qualificado sobre as suas demandas, de respostas ágeis e que sejam capazes de sanar as necessidades reais.
Muito mais que o investimento em novas frentes de negócios, é preciso apostar no relacionamento com o consumidor. Afinal de contas, este é o passaporte para uma boa e sólida relação comercial.
Como consigo construir esse tão almejado relacionamento?
Se parece ser algo difícil de alcançar, tranquilize-se pois apresentaremos sete dicas valiosas para você iniciar logo essa caminhada para fortalecer o relacionamento com o cliente e, claro, ao sucesso e vida longa dos seus negócios.
Saiba mais sobre o seu cliente — Você precisa conhecer o seu consumidor, isso é imperativo e, por isso, destacamos como o primeiro item dessa trajetória a ser seguida. É necessário saber e se recordar o nome dele, suas necessidades e desejos e assim por diante.
Lembre-se de que quanto mais informação sobre a jornada dele, melhor. Então, sempre organize e reserve esses dados em algum CRM ou mesmo em um editor de texto ou planilha, em empresas menores. Deste um relatório de vendas até todos os contatos que ele faça com sua empresa. Tenha tudo!
Ainda, que tal conectar-se em uma rede social, tipo o LinkedIn, destacando pontos comuns em seus mercados e demais conexões. A partir daí, comece a elaborar maneiras de agregar valor a essas informações, oferecendo produtos, serviços e dica, por exemplo.
Lance mão de um atendimento empático – Se você fosse o cliente, gostaria de ser tratado da maneira com que sua empresa o trata? Se nunca parou para pensar assim, chegou a hora. A palavra de ordem aqui é empatia.
Tenha abertura para ouvir e paute-se na gentileza. Mantenha uma postura humana, sem frases prontas e desculpas pré-elaboradas. Isso aumentará o nível de intimidade entre a empresa e o cliente. Basta abertura e cordialidade para começar e adote, inclusive, nas suas próprias experiências pessoais.
Abertura real para as reclamações – Peça sugestões e esteja aberto às críticas, para que estas te ajudem nos negócios. A oportunidade de ouvir gera o aprimoramento. Você quer ter a oportunidade de corrigir os problemas? Então esteja disposto a entender o outro lado.
Mesmo que algo não tenha saído como o esperado, se você souber sanar respeitosamente, o cliente voltará a consumir do seu produto ou serviço.
Construa contatos frequentes – Toda interação é uma oportunidade de divulgar, escutar, corrigir, bem como acompanhar sentimentos. Reforce com agradecimentos personalizados, lembranças amigáveis, envie e-mails frequentes, incluindo notícias, links relevantes e atualize-o sobre o que está acontecendo com a empresa.
Mas, por favor, não peque por excesso. Lotar a caixa de entrada tem o indesejado efeito rebote.
Resolva os problemas rapidamente – A pontualidade é fundamental para os clientes e o tempo de resposta tem se tornado o principal indicador de satisfação. Enquanto isso, a espera não passa se uma experiência frustrante, sem exceções.
Para além de ágil, seja coerente. Se propôs um prazo, cumpra-o. Seja para uma entrega, uma renegociação, orçamento.
Transmita confiança – Haja de forma honesta, seguindo estes passos a fim de construir a tão desejada confiança. Tenha cautela ao solicitar indicações para um cliente recém-chegado. Isso pode fazer com que ele desconfie da sua idoneidade e te considere ambicioso demais.
Aguarde, o tempo se encarrega de promover o seu negócio, com indicações seguras e confiáveis.
Atualize seus estudos sobre o assunto – A internet está livre, com abundantes conteúdos para você usar. Faça da melhor forma possível, buscando cursos em sites de confiança, livros e artigos sobre relacionamento com o cliente.
Depois da teoria, você já terá uma base para montar o seu padrão de linguagem e poderá testar as diversas abordagens que podem funcionar com sua base de clientes.
Além destes pré-requisitos vitais para construir um bom relacionamento com o cliente, é importante ser eficiente na execução. Ferramentas não funcionam sozinhas, elas vão precisar de acompanhamento e aperfeiçoamento constante. É preciso sincronismo e foco.
Neste sentido, não importa o porte da sua empresa, ter um bom relacionamento com o cliente vai abrir muitas portas. A interação com o seu consumidor pode acontecer por meio dos aplicativos de mensagem, e-mail, redes sociais e SMS, por exemplo, respeitando as características de cada ambiente.
Ao construir e fortalecer esse relacionamento com o cliente, as chances de sucesso do sem empreendimento são bem maiores. Contudo, controle a ansiedade, já que este é um investimento que dará frutos em médio ou longo prazo.
Portanto, esteja sempre preocupado em melhorar a forma como sua empresa interage e se relaciona com os clientes, pois eles são sempre o principal motor do seu negócio!