Na manhã desta quarta-feira (1/4), a vereadora Professora Jacqueline (PSDB) participou da Tribuna Popular online da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi. O objetivo da tribuna foi informar e discutir as ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), voltadas para o combate ao covid-19.
A vereadora professora Jacqueline aproveitou a oportunidade para pedir ao secretário que a população de idosos, que reside na zona rural de Manaus, também seja vacinada contra o vírus H1N1. “Essas pessoas não podem ser esquecidas, elas também precisam ser vacinadas e protegidas”, disse a parlamentar.
O secretário informou que a meta de vacinação na zona rural é atender 1.348 idosos e que até a quarta-feira (1/4), a Semsa já tinha atingido 79% da meta. Informou também que uma equipe de vacinadores está essa semana na região do Rio Amazonas e que todos os idosos da zona rural serão vacinados até o final da campanha.
Ordem do dia
Após a tribuna, foi realizada a sessão plenária, na qual os parlamentares aprovaram, em regime de urgência, dois projetos de lei, encaminhados pelo Executivo Municipal. Foi aprovado o Projeto de Lei 64/2020, que teve relatoria da vereadora Professora Jacqueline, na Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. O projeto trata da concessão de bolsa auxílio emergencial e temporária para pessoas físicas que atuam no comércio ou na prestação de serviços informais e não estão podendo exercer sua atividade econômica, devido à pandemia do coronavírus.
Também foi aprovado o Projeto de Lei 65/2020, que institui a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares na rede de assistência à saúde do município de Manaus. O projeto normatiza a oferta de tratamentos terapêuticos, como por exemplo, acupuntura e quiropraxia, aromaterapia, entre um total de 29 outras práticas complementares, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).