Para evitar a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19, a Prefeitura de Manaus está estimulando o uso do Cartão Cidadão aos usuários do transporte coletivo. Até sexta-feira, 29/5, os moradores do conjunto Viver Melhor II, na zona Norte, estão recebendo acesso grátis da primeira via do cartão para que o pagamento da passagem de ônibus seja de forma digital, evitando contaminação do vírus pelo manuseio do dinheiro no passageiro e no cobrador. O atendimento está sendo realizado das 8h às 14h, dentro de um ônibus estacionado na avenida da Conquista, próximo à escola da Polícia Militar do local.

“Estamos avançando nas medidas para conter a propagação da Covid-19 dentro dos coletivos. É uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, quando publicou decreto para universalização do Cartão Cidadão. E já comprovamos a adesão dos usuários a essas medidas. Além do uso das máscaras dentro dos coletivos, os passageiros começam a ter consciência sobre as vantagens de utilizar o sistema moderno e seguro do pagamento da passagem de ônibus por meio do cartão”, informou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra.

O diretor-presidente complementou que, além da estratégia para conter a propagação do vírus, evitando o manuseio de dinheiro, o uso do cartão contribui para mais rapidez no embarque e acaba com os conflitos de troco. O sistema de pagamento com o uso do cartão já é utilizado pelos estudantes adeptos à meia-passagem e com as pessoas que utilizam o Vale-Transporte.

O atendimento dentro do ônibus do Cartão Cidadão segue todas as medidas de segurança neste momento de pandemia do novo coronavírus, com funcionários utilizando máscaras de proteção e luvas. A ação itinerante é coordenada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e será ampliada para todas as zonas da cidade.

“A campanha de incentivo ao uso do cartão tem sido um sucesso. Até o momento foram emitidos mais de 1,2 mil cartões no atendimento itinerante e podemos perceber uma redução no número de passageiros que optam por pagar a passagem em dinheiro. Nosso objetivo é continuar sensibilizando a população quanto aos benefícios do cartão PassaFácil, ainda mais neste momento de pandemia”, ressaltou o presidente do Sinetram em exercício, Marco Aurélio Feitosa.

Os interessados em obter o Cartão Cidadão deverão se dirigir ao ônibus do atendimento itinerante, munidos de RG e CPF. A primeira via do cartão é entregue na hora, grátis.  Após adquirir o cartão, os usuários poderão comprar os créditos necessários e fazer a recarga em 350 pontos de vendas, divulgados no site www.sinetram.com.br.

O atendimento itinerante faz parte das medidas da intervenção decretadas pela Prefeitura de Manaus que, entre elas, incentiva o uso prioritário do cartão eletrônico, já utilizado por estudantes e por aproximadamente 400 mil usuários do transporte coletivo de Manaus. Além dessa ação, a intervenção financeira junto às empresas de transporte equilibra e permite maior transparência no fluxo de receitas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município

Artigo anteriorEm Manaus e no interior, Polícia Militar prende 11 pessoas e recupera veículos roubados
Próximo artigoAlunos da rede estadual têm até quarta-feira (27/05) para garantir inscrições no Enem