Policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (CPAmb), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), detiveram, na noite de sexta-feira (26/06), três homens e apreenderam  uma retroescavadeira e dois caminhões caçamba, que estavam sendo utilizados para extrair areia ilegalmente, no Km 3 da Rodovia AM-070 (Manaus-Manacapuru), no ramal do Janauari.

Os policiais, que atenderam a ocorrência, disseram que no local o cidadão, que foi identificado como proprietário do areal, não apresentou a licença de operação, o que se configura em crime ambiental. Mediante os fatos, foram apreendidos os maquinários, e o proprietário e mais dois homens foram detidos.

A ocorrência foi conduzida para o 31° Distrito Integrado de Polícia (DIP), no município de Iranduba, onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), conforme o ART. 55 da Lei 9.605/98 – extração ilegal de minério.

O CPAmb e o BPAmb orientam que executar pesquisa, extração de recursos minerais, entre outros, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei.

Com informações da assessoria da PM

Artigo anteriorAtivistas negros questionam se brancos protestam por modismo
Próximo artigoO coronavírus ameaça uma força de trabalho ‘extremamente finita na África’: médicos e enfermeiros