O piercing inflama quando acontece alguma alteração durante o processo de cicatrização da pele e isso causa dor, inchaço e vermelhidão no local perfurado.

As orientações gerais incluem manter a região limpa e seca, evitando umidade e suor, além de fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos receitados pelo médico. O tratamento deve, de preferência, ser orientado por um profissional de saúde, de acordo com o tipo de ferida e o grau da inflamação.

Confira os principais cuidados a serem adotados:
Caso seja percebido que o local do piercing está inflamado, é preciso ter alguns cuidados, como por exemplo:

  • Lavar o local cerca de 2 vezes ao dia, com água e sabão, que pode ser neutro ou antibacteriano, e, em seguida, secar com uma toalha ou gaze limpas;
  • Evitar deixar a região úmida, com suor ou acúmulo de secreção, usando roupas arejadas e mantendo o local seco;
  • Evitar o atrito do piercing com roupas ou acessórios;
  •  Limpar o local com soro fisiológico e algodão. Também pode ser utilizada uma solução caseira, feita com 250 ml de água limpa e morna com 1 colher de chá de sal;
  •  Tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno, nimesulida ou cetoprofeno, por exemplo, ajudam a melhorar a dor e o inchaço;
  • Ter cuidado com a alimentação, pois existem tipos de comida que podem dificultar a cicatrização, como doces, refrigerantes, frituras e embutidos. Alimentos anti-inflamatórios podem ajudar no tratamento do piercing inflamado, como açafrão e alho, por exemplo.

Se a inflamação não melhorar após estas recomendações, é indicado consultar um médico, pois pode ser necessário iniciar o tratamento com antibióticos em comprimido, como cefalexina, ou em pomada, como Diprogenta ou Trok-G, por exemplo.

No caso de piercing inflamado na boca – seja na língua ou lábio -, além destes cuidados, é importante fazer uma alimentação com alimentos mais pastosos para ajudar a diminuir o desconforto e a dor.

Não se deve utilizar produtos como mel, babosa ou outras pomadas caseiras, pois podem acumular sujeiras na região e atrapalhar a cicatrização. Produtos como álcool, iodo ou água oxigenada, por causarem irritação, só devem ser usados em casos de feridas maiores que necessitam de curativos.

Como evitar a inflamação

Para evitar a inflamação do piercing, é importante não roçar roupas ou acessórios no local, impedir o acúmulo de suor ou secreção, mantendo o local seco e limpo e não entrar em piscinas, lagos ou mar enquanto a ferida não estiver cicatrizada.

Ao limpar o local, é recomendado mexer na joia um pouco, de forma cuidadosa e com as mãos sempre limpas.

A colocação de um piercing deve ser feita em local confiável, pois o uso de material contaminado pode causar sérias infecções. (Portal Tua Saúde)

Artigo anteriorPrefeitura oferece negociação de dívidas com descontos de até 100% para taxistas e mototaxistas
Próximo artigoA tapioca com chia faz diferença na alimentação de quem quer emagrecer