O vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) parabenizou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), por colocar a capital amazonense entre os destaques da vacinação contra a covid-19. Na última semana, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atingiu o marco das 100 mil doses aplicadas de vacina.
“Essa marca, mostra o comprometimento da prefeitura em imunizar sua população. Revela a responsabilidade do executivo e por isso Manaus desponta a nível nacional”, enfatizou Jaildo Oliveira.
O parlamentar aproveitou para cobrar que os trabalhadores do sistema de transportes da cidade (coletivo, alternativo, executivo e de fretamento) façam parte da lista de prioridade da vacinação. “São trabalhadores que estão na linha de frente, correndo os mesmos riscos como qualquer outro profissional, é necessário a inclusão deles na imunização”, salientou.
Ao todo, o Ministérios da Saúde já enviou 207.312 doses, nas quatro remessas destinadas a Manaus, dessas, 133.172 são de CoronaVac/Butantan (equivalentes à primeira e segunda doses) e 74.140 de AstraZeneca/Oxford (equivalente apenas à primeira dose). Para ambas, foi considerado o quantitativo do público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde e a reserva técnica de 5%, obrigatória conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.







