De portas fechadas, os templos adventistas capixabas se mostraram relevantes. Depois da cidade de Serra, que viu um templo virar ponto de doação de sangue, agora foi a vez do município de Fundão. Por lá, o Espaço Novo Tempo de Timbuí, da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), recebeu profissionais da saúde, que aplicaram doses da vacina contra a covid-19 em idosos.
Lucinéia Rocha, enfermeira-chefe da equipe de imunização no local, explica que o Espaço Novo Tempo da região fica em um ponto de fácil acesso à comunidade de Timbuí. Dessa forma, a parceria contribui para alcançar os moradores de maneira mais efetiva.
“Foi importante para nós a concessão deste local para a vacinação porque a nossa unidade fica em uma localidade de difícil acesso”, explica Lucinéia.
Das 7h30 às 11h30, 60 doses foram aplicadas em idosos de 68 e 69 anos. Para isso, a Unidade Básica de Saúde fez contato com os pacientes cadastrados. A expectativa é que esta parceria ocorra novamente. Isso porque não é a primeira vez que o templo coloca o espaço à disposição do poder público para projetos na região. Na verdade, esta parceria ocorre desde 2019.
“É uma forma do Espaço estar servindo a comunidade. Muitas pessoas não vão ao espaço nas programações por serem de outras denominações, e essas ações tem quebrado barreiras. Que possamos continuar trabalhando com a comunidade”, explica o pastor local, Everton Adriano.
Casos na cidade
Os números revelam que a vacinação em Timbuí é imprescindível. O bairro contabiliza o maior número de infectados da cidade: 371. Já o município de Fundão, com 22 mil habitantes, tem mais 1.800 casos confirmados do novo coronavírus, segundo o Painel da covid-19 do Espírito Santo. Ao todo, 43 pessoas já vieram a óbito e a taxa de letalidade está em 2,4%. O número é superior à média estadual, que orbita em torno de 1,97%.
Atendimento psicológico
Em resposta a este cenário, o Espaço Novo Tempo de Timbuí também ofertará atendimento psicológico online. As sessões ocorrerão em grupos de oito pessoas que apresentem quadros como ansiedade, depressão ou enfrentem problemas familiares. Adolescentes que estão grávidas e precisarem de apoio profissional também poderão ser atendidas. Os encontros serão semanais e dois psicológicos estarão disponíveis para atender os grupos. Inicialmente, cada psicólogo será responsável por dois grupos de apoio. Os atendimentos devem começar neste mês de abril.