Pedestres e motoristas que circulam na Cidade Nova e adjacências perderam na tarde da terça-feira, 20, a paciência com o prefeito David Almeida (Avante) e liberaram para o trânsito no Complexo Viário Professora Isabel Victoria, localizado na Avenida Max Teixeira, na entrada do Conjunto Manoa, Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, interditado desde o dia 1º de janeiro.
O prefeito não gostou da iniciativa do povo e, de imediato, determinou o deslocamento de uma equipe de Agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para interditar o Complexo Viário Professora Isabel Victoria, que é o mesmo viaduto do Manoa.
Na tentativa de esconder a revolta do povo, agentes disseram que a iniciativa não foi popular e sim da prefeitura que liberou o viaduto para teste. Outros, entretanto, assumiram que o viaduto foi liberado para o tráfego, como pode ser visto nas imagens.
Vídeo Portal do Zacarias
Nesta quinta-feira, 22/4, às 9h, o prefeito David Almeida e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, concedem uma coletiva sobre a situação atual do complexo viário.
Para entender
No dia 1º de Janeiro, numa sexta-feira de atmosfera cheia de incógnitas, o novo prefeito de Manaus, David Almeida, assina o seu primeiro ato administrativo: interdita o viaduto do Manoa, inaugurado no dia 31 de dezembro de 2020, o último dia da gestão do então prefeito, Arthur Neto.
David Almeida nem mesmo colocara os pés na sede da prefeitura e sentencia a interdição do viaduto por supostos erros estruturais que colocavam em risco a integridade física de seus usuários.
Mas como assim? Como identificar num átimo de segundo que erros estruturais em uma obra que foi acompanhada, auditada e atestada como boa pelos competentes engenheiros da Secretaria de Obras, os mesmo que, supostamente, hoje, o condenam?
Será que Arthur Neto, político experiente e respeitado nacionalmente, arriscaria jogar no esgoto da história toda uma trajetória de vida pavimentada rigorosamente nas amarras da dignidade pública por vaidade?
O certo é que David Almeida arriscou-se a fechar o viaduto à toque de caixa e só depois aparece com diagnóstico técnico produzido pelo Conselho Regional de Engenharia (Crea) com alertas sobre supostos defeitos na obras.
Mas por que David Almeida recorreu exatamente para o Crea se o mesmo dispõe de quadro técnico qualificado que poderia produzir o mesmo diagnóstico. Não parece uma contradição.
Ora, ora, senhor prefeito, os engenheiros do Crea não são melhores e nem mais do que os engenheiros da Secretaria de Obras Prefeitura, pois não?










