O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou, nesta terça-feira (15/6), o acordo Programa Lunar Artemis. O projeto prevê ações de cooperação do Brasil com a Agência Espacial Americana (Nasa) para levar a primeira brasileira e o próximo brasileiro à superfície lunar em 2024. Segundo o governo americano, a ideia é levar também a primeira pessoa negra à Lua.
Ao mesmo tempo, o projeto prevê o desenvolvimento de tecnologias e experiência para organizar uma missão humana a Marte prevista para a década de 2030.
O Brasil é o primeiro signatário do acordo na América do Sul e o 12º no mundo. “O que nós vamos assinar hoje é um pequeno passo para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, mas um grande salto para o programa espacial brasileiro”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
A primeira tripulação deve ser composta apenas por norte-americanos. Os demais países devem se integrar às missões posteriormente. De acordo com Marcos Pontes, ainda não há nenhum recurso envolvido no acordo, mas o Brasil poderá fazer contratos individuais para cada uma das parte do programa, no desenvolvimento de tecnologias e sistemas que se integrem ao complexo. Com informações de Metrópoles.