A CPI da Covid do Senado aprovou nesta quarta-feira, 16, a convocação dos deputados amazonenses Delegado Péricles (PSL) e Fausto Junior (MDB). A convocação foi proposta pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO).
Delegado Péricles presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde, instaurado na Assembleia Legislativa do Estado.
A CPI foi no dia 14 de maio para apurar possíveis irregularidades na saúde do estado no período de 2011 a 2020. Nesses nove anos, o Estado foi governado por Omar Aziz, José Melo, David Almeida, Amazonino Mendes e o atual governador, Wilson Lima.
No dia 16 de junho, por decisão do desembargador Ernesto Anselmo Queiróz Chíxaro, os trabalhos da comissão foram suspensos.
Péricles recorreu e após impetrar dois mandados de segurança para revogar a suspensão das atividades CPI da saúde, no dia 23 do mesmo mês o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) decide favoravelmente pelo funcionamento da CPI.
A CPI foi concluída após 120 dias de sua instalação. As investigações apontaram desvios de dinheiro público da saúde do estado durante a pandemia de Covid-19 e em gestões anteriores.
Confira o Requerimento