A corregedora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Therezinha Ruiz (PSDB), aceitou o pedido de quebra de decoro e perda do mandato da deputada Joana Darc (PL).
Parado há oito meses, processo por quebra de decoro foi proposto pelos deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos sem partido.
A deputada Therezinha Ruiz encaminhou o seu parecer ao presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), que encaminhou a matéria para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para avaliação de admissibilidade.
O pedido de perda de mandato por quebra de decoro teve origem no pronunciamento de Joana Darc que acusou 16 deputados de terem vendido seus votos por R$ 200 mil para eleger o presidente Roberto Cidade em dezembro de 2020.
Joana Darc, que se encontrava afastada da Aleam para gozo de licença-maternidade, pediu desculpas aos deputados mas não foram aceitas.
Wilker Barreto reagiu na última terça-feira, 31, e disse que um simples pedido de desculpa não apaga a exposição sofrida com as declarações da deputada.