Perto do fim dos trabalhos da CPI que investiga a conduta do governo na pandemia da Covid-19 no Brasil, o senador Omar Aziz (PSD) diz em entrevista à revista Veja, que as investigações descobriram vários fatos que podem levar ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“Não posso me antecipar, mas tenha certeza de que todos aqueles que foram omissos em relação à doença, numa conjuntura em que o negacionismo foi muito grande, terão de ser responsabilizados pelos seus atos. Se os indícios forem contra o presidente, não tenha dúvida de que ele estará no relatório final”, disse Omar, que preside a CPI da Pandemia.
Durante entrevista, o senador aponta o que foi, para ele, o grande erro do presidente: tentar jogar a culpa dos problemas da pandemia para os governadores, que teriam recebido muito dinheiro da União para enfrentar a crise.
“Mas a questão não era só dinheiro, era de política sanitária. Então, Bolsonaro começou a jogar a culpa nos governadores e prefeitos, sempre com uma narrativa negacionista. Esse foi o grande erro”.
Perguntado sobre qual a maior frustração que teve na condução da CPI, Omar Aziz apontou para Pazuello.
“O ex-ministro Eduardo Pazuello omitiu e faltou com a verdade várias vezes. Um general poderia ter sido mais firme, ele tem uma história no Exército”.
Veja a entrevista completa: