O Boi-Bumbá Caprichoso festejou o aniversário de 108 anos de fundação neste dia 20 de outubro, com a retomada dos ensaios da Marujada de Guerra com público no curral Zeca Xibelão, na noite desta quarta-feira. Para o prefeito de Parintins e sócio do touro negro, Frank Bi Garcia, a data representou um dia importante para a cultura brasileira. 

O administrador de Parintins ressaltou que os 108 de história do bumbá foram construídos por caboclos de pés no chão para tornar o Boi Caprichoso um Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O mandatário afirmou o boi da estrela mudou, para sempre, a vida do parintinense.

Bi Garcia, que viveu a infância e adolescência próximo ao curral de Luiz Gonzaga, um dos padrinhos do bumbá, ao som dos versos das toadas e da Marujada de Guerra, reconheceu todos os protagonistas que ajudaram na história do Caprichoso. O prefeito, declarado torcedor azul e branco, parabenizou o presidente Jender Lobato pela gestão do boi.

“Hoje, como prefeito de Parintins, admiro o talento e a criatividade dessa gente que transformou aquela brincadeira na maior manifestação folclórica da América Latina. Parabéns, Caprichoso, presidente Jender Lobato, a toda a nação azul e branca. Que essa história construída com muito amor continue a inspirar as próximas gerações”, enfatizou Bi Garcia. 

Artigo anteriorPL se reúne para articular filiação de Bolsonaro; Marcelo Ramos esteve presente no encontro
Próximo artigoAgente de trânsito de Parintins é morta em grave acidente