O município de Tabatinga (a 1106 quilômetros de Manaus) se tornou a primeira cidade do interior do Amazonas a sediar o curso de Instrutor de Trânsito. As aulas, que começaram na última quarta-feira (3), são coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM), com apoio do Instituto Municipal de Trânsito de Tabatinga e Prefeitura Municipal de Tabatinga.

De acordo com o prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy, o curso para instrutor é voltado aos cidadãos civis para que possam atuar no futuro como instrutores do Centro de Formação de Condutores (CFC), sendo Tabatinga o primeiro município do interior a sediar este curso. Já o curso de agente de trânsito é voltado para os servidores públicos que atuam como agentes do IMTT, Guarda Civil Municipal, juntamente, com o Grupamento Especializado de Trânsito e a Polícia Militar do Amazonas.

“Os cursos são uma iniciativa muito importante para que a população tenha cada vez mais responsabilidade e prudência no trânsito. A Prefeitura se preocupa com esse assunto, pois, sabemos que uma cidade com trânsito seguro, é uma cidade com menos desastres e mortos no trânsito. Quero parabenizar a todos os envolvidos e falar o quanto eu fico feliz em saber que Tabatinga é a primeira cidade do interior a ter o curso para formação de instrutores que devem atuar no Centro de Formação de Condutores (CFC)”, disse Saul Bemerguy.

O curso de instrutor de trânsito teve 18 inscritos, o curso de agente de trânsito 49, e o de atualização para agente de trânsito 16 alunos. As aulas serão ministradas pelos instrutores Edinilson César e Wendel Menezes, especialistas em trânsito e servidores do Detran-AM, de forma intensiva, com turmas pela manhã, tarde e noite. “A Prefeitura de Tabatinga se uniu ao coordenador do Instituto de Trânsito, Daniel Nascimento, e com o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá. Juntos, nós definimos as melhores estratégias para que os cursos fossem ministrados em Tabatinga”, completou Saul.

Este é mais um passo que está sendo dado uma vez que o município de Tabatinga firmou um termo de convênio com o Detran-AM e um termo de cooperação técnica para que a cidade tenha um polo do Departamento.

O trabalho da Prefeitura de Tabatinga, por meio do Instituto Municipal de Trânsito vai além da fiscalização no trânsito, busca oferecer maior segurança para a população tabatinguense uma vez que esses esforços vêm garantindo não só a capacitação dos agentes mas também com isso, no futuro, transformar o IMTT em uma escola pública de Trânsito direcionada a crianças, adolescentes e adultos.

Artigo anteriorTherezinha Ruiz e Marinha do Brasil discutem plano de bacias para regularização de flutuantes do Tarumã
Próximo artigoPesquisadora da UNIFRAN desenvolve cartilha sobre uso do Óleo de Copaíba para fins medicinais