A torcida do Athletico-PR foi protagonista durante a final da Copa do Brasil diante do Atlético-MG, nessa quarta-feira (16/12). Apesar do placar adverso, os torcedores encheram as arquibancadas da Arena da Baixada e cantaram muito durante todo o jogo. No entanto, vídeos que circulam nas redes sociais denunciam três episódios de racismo por parte dos torcedores.
Em um dos casos, dois homens são flagrados imitando macacos e apontando para o braço, como quem fala da cor da pele. Os gestos, segundo a autora do vídeo, foram direcionados a torcedores do Galo que estavam em um andar acima.
Veja:
Eu não ouvi falar, ninguém me contou. Eu vi, eu gravei, eu me embrulhei ao vivo mesmo. E foi mais de uma vez. Nessa aqui, os dois “amigos” já estão separados, mas continuam na SINTONIA RACISTA.@ObRacialFutebol pic.twitter.com/MVkLZy0I8v
— Bianca Molina (@biimolina) December 16, 2021
Em um outro flagrante, uma torcedora que aparenta estar em um dos camarotes do estádio imita um macaco em direção a torcedores que não estão no mesmo setor. Não dá para saber pelo registro se o gesto também foi direcionado para torcedores do clube mineiro. O vídeo foi feito por um torcedor do Furacão.
FOGO NOS RACISTAS!!! pic.twitter.com/1CbSCHorVl
— Andrey #ForaValentim (@andreycap_) December 16, 2021
Em um terceiro vídeo, na divisa entre as torcidas, é possível ver um rapaz também imitando um macaco em direção aos torcedores do Atlético-MG.
Atenção @mpparana @pmproficial @CBF_Futebol
Racismo da torcida do @AthleticoPR durante o jogo da final contra o @Atletico.
Torcedor sócio do CAP imitando macaco durante todo o jogo em direção a torcida do Galo.
Crime que deve punir o clube e o Autor. pic.twitter.com/gfcyfwmnWn
— Galotiba13 (@galotiba13) December 16, 2021
O Atlético-MG venceu o Furacão por 2 x 1 e ficou com o título da Copa do Brasil, no placar agregado, a equipe mineira venceu os paranaenses por 6 x 1. (Metrópoles)