Nos primeiros dias do ano, as pessoas estão especialmente motivadas para colocar em prática desejos que implicam em mudanças de hábitos como, por exemplo, fazer uma dieta, começar a frequentar uma academia ou adotar uma rotina de estudos mais intensa. No entanto, estudos científicos mostram que, na maioria das vezes, esses objetivos são abandonados em três meses pois não são incluídos de maneira consistente no cotidiano.

A cientista comportamental Katy Milkman, autora do livro How to Change: The Science of Getting from Where You Are to Where You Want to Be (Como mudar: a ciência de sair de onde você está para onde você quer chegar, em tradução livre) deu algumas dicas sobre o assunto em um artigo publicado no site da CNN Internacional. De acordo com ela, os que desejam fazer mudanças de vida devem seguir 5 estratégias comprovadas pela ciência. Confira quais são:

1. Coloque uma “deixa” para a execução de seu propósito

Da mesma maneira que as “deixas” avisam os artistas sobre o momento certo de subir ao palco, pesquisas mostraram que acrescentá-las ao seus planos fazem com que você esteja mais propenso a segui-los. Com um exemplo fica mais fácil: se o seu plano for meditar 5 dias por semana, é melhor você ser mais específico, dizendo que pretende meditar 5 vezes por semana no horário do almoço no escritório onde trabalha.

“Traçar quando e onde você executará sua resolução de Ano-Novo refresca sua memória sobre quando é oportuno e gerará culpa caso você não o faça”, explica a especialista.

2. Considere incluir uma multa em caso de descumprimento

Entre as recomendações da especialista está incluir uma penalidade ou multa para o caso de descumprimento das ações necessárias para alcançar a meta. Katy Milkman afirma que estudos já provaram que sanções funcionam como incentivos. “Uma maneira fácil de criar uma sanção é contar a algumas pessoas sobre sua meta para que você se sinta envergonhado se elas descobrirem que você não a cumpriu. Contar aos seus seguidores das redes sociais, aumentaria ainda mais a efetividade da multa”, sugere.

De acordo com a especialista, se a multa for em dinheiro é melhor ainda, pois as pessoas se sentem mais motivadas (ou seria compelidas?) a executar o que planejaram.

3. Torne o processo divertido

A especialista explica que, em vez de focar apenas no desempenho, você deve tornar o processo divertido. Se o seu objetivo for entrar em forma, não se concentrar nos sacrifícios que precisa fazer para aumentar o desempenho, mas no aspecto prazeroso de se exercitar. “Se não for divertido fazer exercícios ou estudar, é improvável que você continue. Mas se você obtém prazer com seus treinos ou sessões de estudo, você vai persistir por mais tempo”, detalha a especialista.

4. Se permita “sair da linha” de vez em quando

Se permita “sair da linha” de vez quando sem que isso signifique abandonar o seu propósito. A especialista comportamental diz que uma estratégia eficiente é definir metas difíceis, mas conceder a si mesmo uma ou duas “folgas” de quando em quando. Por exemplo, se você definiu que pretende dormir por volta de 22h todas as noites, use uma das “folgas” em ocasiões excepcionais, como o aniversário de uma pessoa próxima. Desta maneira, você não se sentirá falhando, mas usufruindo de um direito.

5. Conte com a ajuda de seus amigos

Por último, mas não menos importante, conte com a colaboração de seus amigos. Passar algum tempo com pessoas que já realizaram planos semelhantes ao que você deseja executar vai impulsioná-lo na direção de sua meta. “Se a sua resolução de Ano-Novo é correr uma maratona ou escrever um livro, será sábio começar a andar com amigos que chegaram à linha de chegada (literal ou figurativamente) e podem mostrar a você como se faz”, sugere Katy. (Metrópoles)

Artigo anteriorCachorra de óculos de sol e chapéu em praia de Florianópolis vira 1º meme de 2022
Próximo artigoIgreja que Navega celebra resultados alcançados no interior do Amazonas