Para fortalecer e tornar permanente as ações preventivas realizadas nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, a deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) protocolizou na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), um requerimento destinado ao governo do estado, propondo um Projeto de Lei que institui o programa “Ônibus da Saúde da Mulher e do Homem” no estado do Amazonas. O objetivo é ampliar durante o ano todo, a oferta de exames de prevenção contra o câncer, tanto na população feminina, quanto na masculina.

A deputada explica que o propósito é desenvolver ações coordenadas e integradas, que visem o aumento da cobertura desses exames preventivos em todo território amazonense. “Com o programa ‘Ônibus da Saúde da Mulher e do Homem’ a população terá acesso a consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, que são essenciais no combate aos cânceres que afetam a vida de milhares de pessoas todos os anos” destacou a parlamentar.

Em outro requerimento destinado ao governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (PSC), Nejmi Aziz propôs outro Projeto de Lei, que visa reduzir as dificuldades encontradas no enfrentamento da violência doméstica no estado Amazonas. Na propositura, a parlamentar sugere a criação de um sistema virtual para o recebimento de denúncias de violência doméstica, e solicitações de medidas protetivas, por meio de aplicativos de dispositivos móveis e computadores.

Segundo a deputada propõe, “o sistema deverá ser criado e gerido pela Polícia Civil do Estado do Amazonas, a partir dos equipamentos de informática já disponíveis. As denúncias e os pedidos de medidas protetivas, deverão ser encaminhados da mesma forma, ou seja, virtualmente, aos delegados de polícia da jurisdição competente. Eles deverão decidir de maneira mais célere e também de forma digital, sobre as medidas cabíveis para os casos denunciados “, frisou a parlamentar.

Em outro requerimento, também protocolado pela deputada na casa legislativa, Nejmi Aziz propõe a gratuidade no pagamento de serviços notariais e de registro, como atos de registro de estatutos, atas e documentos correlatos, de associações sem fins lucrativos. O objetivo da propositura é beneficiar a regularização de entidades que atuam na melhoria da qualidade de vida, na promoção dos direitos sociais, culturais, educacionais, econômicos, habitacionais, alimentares e à saúde da população. Especialmente daquelas mais vulneráveis.

No texto do requerimento a deputada expõe que “a atuação da sociedade civil organizada, junto à sociedade das mais diversas regiões e comunidades do Amazonas, é um forte instrumento que possibilita lutar pela redução das desigualdades e por uma melhor qualidade de vida. Por isso, a possibilidade de isenção desses documentos, se faz essencial para a atuação regulamentada e qualificada dessas organizações, que têm fins comunitários e de promoção a direitos sociais “, destacou Nejmi.

Tratamento de saúde

A polêmica de que a deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) estaria em São Paulo levou a reportagem do Fato Amazônico ir atrás de esclarecer os fatos. De acordo com a apuração do portal, a parlamentar retornou aos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado desde 19 de novembro de 2021, quando retornou de uma licença médica para tratamento de doença autoimune que iniciou em 06 de agosto de 2021.

Desde 19 de novembro a deputada se encontra em Manaus participando ativamente das sessões híbridas da Aleam, de forma on-line, por recomendação médica em função dos aumentos de casos de COVID-19.

A deputada Nejmi permaneceu em tratamento de saúde para doença autoimune durante um período que não ultrapassa os 120 dias necessários para que fosse substituída pelo pastor Antônio Alves dos Santos Filho, suplente da parlamentar.

Artigo anteriorHomem dá calote em sogra, cancela casamento e foge com moto da noiva
Próximo artigoCoronel Menezes critica prefeito David Almeida e bombardeia vacinação contra Covid-19 para crianças