O deputado estadual Sinésio Campos (PT) promoveu na manhã desta quinta-feira (10), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma cessão de tempo em alusão ao Dia Mundial do Rim. A ação teve o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema.

O parlamentar, autor da propositura, lembrou que, recorrentemente, aborda o tema relacionado aos crônicos renais, às pessoas que necessitam de hemodiálise.

“Algo que me chamou muita atenção para abrir esse espaço de tempo é que de cada dez pessoas, uma desenvolve a doença. Agora, imagina o quanto o país gasta. É algo que, muitas vezes, passa despercebido, mas, que atinge a sociedade mundial”, relatou o deputado estadual Sinésio Campos.

Presente na cessão, o médico da Fundação Hospital Adriano Jorge, nefrologista Manoel Neves Júnior, alertou que as pessoas devem ficar atentas à saúde, uma vez que “é uma doença prevenível, tendo entre os seus fatores de riscos a hipertensão e a diabetes”.

“Sabemos que é difícil o atendimento no SUS relacionado à doença. Aqui mesmo, em Manaus, nós temos apenas 35 nefrologistas para atender o público. Infelizmente, eu vejo pessoas que estão na fila, por volta de um ano, mas o que pudermos fazer para acelerar esse quadro, nós fazemos”, completou o nefrologista Manoel Neves Júnior.

Artigo anteriorLei sobre trabalho presencial para grávidas traz segurança, mas afronta STF
Próximo artigoRoadshow da Amazonastur na Bahia mira em criação de voo direto Manaus-Salvador