A nova edição do estudo The Most Influential Brands no Brasil da Ipsos divulgou o ranking das dez marcas mais influentes. Ao todo, foram avaliadas 107 marcas com a participação de 2 mil pessoas.
O levantamento mostra a força das empresas de tecnologia na vida das pessoas: oito das dez primeiras posições do ranking são ocupadas por companhias ligadas ao universo digital e tecnológico.
Alguns critérios são levados em conta para a escolha das empresas. Entre eles, destacam-se inovação, confiança, presença, responsabilidade social, engajamento on-line e o desempenho das marcas durante a pandemia da Covid-19.
Neste ano, o ranking do estudo traz dois nomes nacionais de peso entre as marcas mais influentes: Lojas Americanas, que foi um dos maiores destaques na dimensão de Engajamento On-line, e Natura, marca mais associada à Responsabilidade Social, entre todas as analisadas na pesquisa.
Segundo Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, a influência vai além da posição das empresas no mercado. “Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”, aponta.
Confira o ranking das 10 marcas mais influentes
1) Google
2) Samsung
3) YouTube
4) Netflix
5) Americanas
6) Amazon
7) Facebook (agora Meta) e Mastercard
8) Nestlé e Natura
9) Mercado Livre
10) Microsoft
(Metrópoles)