Foto: Buda Mendes/Getty Images

Neste domingo (29/5), às 18h, no Maracanã, Flamengo e Fluminense vão se enfrentar pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022. É a quarta vez no ano em que os clubes vão travar o clássico carioca.

Pelo Campeonato Carioca, o Fla x Flu foi jogado em três oportunidades. A primeira foi pela Taça Guanabara e, com gol de John Arias, o Pó de Arroz levou a melhor.

Assim como na Taça Guanabara, os clubes voltaram a se enfrentar na grande final do Estadual e, mais uma vez, o Fluminense triunfou. No 1° duelo, German Cano balançou as redes duas vezes para garantir a vantagem tricolor para a segunda partida. No jogo de volta, o Flamengo até saiu na frente com gol de Gabigol, mas o dono da final, German Cano, empatou a partida e garantiu o troféu para o Flu.

Momento

Classificado para as oitavas da Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo chega pressionado para o clássico. A insatisfação da torcida com a diretoria do clube e com o trabalho do português Paulo Sousa são figuras presentes a cada jogo. Mesmo saindo vitorioso em suas partidas, o futebol apresentado em campo não agrada o torcedor e as vaias ecoam ao final das partidas.

O clube da Gávea também chega sob a sombra do fantasma das falhas individuais que vem lhe custando alguns pontos ao longo do ano.

Além disso, clube vive um jejum de cinco jogos sem vitórias no clássico. O ultimo triunfo Rubro-Negro aconteceu no dia 22 de Maio de 2021 pelo Campeonato Brasileiro. De lá pra cá são cinco jogos, quatro derrotas e um empate.

Já o Tricolor chega para o clássico após golear o Oriente Petrolero pelo placar de 10 x 1. Porém o placar elástico não foi suficiente para garantir o Fluminense nas oitavas de final da Sul-Americana. O time chega sob o comando de Fernando Diniz que, em cinco jogos no comando Tricolor, soma quatro vitórias e um empate.

Além da invencibilidade de Diniz em seu retorno ao clube e a goleada aplicada na última partida, o bom momento nos confrontos contra o Flamengo dão confiança à equipe comandada por Fernando Diniz. O Fluminense defende a invencibilidade de cinco jogos contra o Rubro-Negro e conta com o momento goleador de German Cano para furar a defesa adversária. No ano, o argentino entrou em campo 28 vezes e balançou as redes 15, sendo três contra o adversário deste domingo.

O Tricolor está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Na história

Na história do confronto o Rubro-Negro leva a melhor. São 438 jogos, 159 vitórias do Flamengo, 141 empates e 138 vitórias do Fluminense.

O Flamengo também leva a melhor nos gols marcados. O clube balançou as redes 631 vezes contra 577 do Tricolor.

Porém, nos últimos 10 confrontos entre eles, o Pó de Arroz vem levando a melhor. Foram 6 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas.

Maior goleada

O clássico das multidões possui mais de 100 anos de existência e 438 jogos desde então. O Flamengo também leva a melhor neste quesito. A maior goleada do clássico foi aplicada pelo Rubro-Negro no dia 10 de Junho de 1945, em São Januário, quando o clube goleou o Fluminense por 7 x 0.

Os gols da partida foram marcados por Pirilo (4 gols), Tião (2 gols) e Adílson.

Artilheiros

O clássico tem uma lista extensa de artilheiros históricos. Porém, apenas Zico ocupa o topo da lista que conta com seis atletas Rubro-Negros e quatro Tricolores.

1°- Zico (19 gols) – Flamengo

2°- Pirilo (18 gols) – Flamengo

3°- Hércules (14 gols) – Fluminense

4°- Russo (14 gols) – Fluminense

5°-Riemer (13 gols) – Flamengo

6°-Leonidas (13 gols) – Flamengo

7°- Perácio (12 gols) – Flamengo

8°- Ézio (12 gols) – Fluminense

9°- Dida (11 gols) – Flamengo

10°- Valdo (11 gols) – Fluminense

(Metrópoles)

Artigo anteriorPor fim de jejum, Santos usará mando como trunfo diante do Palmeiras
Próximo artigoCorinthians tem retrospecto recente equilibrado e uma eliminação contra o América-MG