
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) disse que “não há motivo para pânico” após a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos (a monkeypox) do Brasil, em São Paulo, nessa quinta-feira (9/6).
“Existe todo um protocolo que já foi ligado para a proteção desse indivíduo infectado. O fato é que não há motivo para pânico e o estado está atento a isso, já comunicou o Ministério da Saúde para que ele possa também ligar os protocolos nas fronteiras, para que a gente tenha atenção com essa varíola dos macacos”, destacou, durante coletiva realizada em Barretos nesta sexta (10/6).
O primeiro caso foi confirmado em um homem de 41 anos, com histórico de viagem recente à Espanha e Portugal. Ele está internado e isolado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Ele foi testado e a confirmação da doença veio após análise do Instituto Adolfo Lutz. O homem começou a sentir febre e dor de cabeça em 28 de maio. Todas as pessoas com as quais ele teve contato estão sendo monitoradas.
O governo de São Paulo ainda acompanha um segundo caso suspeito, de uma mulher de 26 anos, que está em um hospital público da capital. Este caso foi notificado em 4 de junho e, segundo investigação preliminar, a mulher não possui histórico de viagem recente e contato com casos suspeitos da doença.
No âmbito nacional, o Ministério da Saúde ainda monitora seis outros casos suspeitos de varíola dos macacos nos estados de Roraima, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (Metrópoles)










