Foto - Eliton Santos / Semed

A Prefeitura de Manaus apoiou mais de 200 alunos da Escola Municipal Sérgio Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul, que realizaram, na manhã de quinta-feira, 23/6, uma caminhada de conscientização e preservação do meio ambiente, pelas ruas do bairro, na orla do igarapé que fica próximo da unidade de ensino. 

O objetivo da ação foi apresentar para a comunidade o trabalho desenvolvido dentro da escola, além de atrair o apoio dos moradores. Para a gestora da unidade, Regeane Benevides, é muito importante que a educação sobre o cuidado com o meio ambiente comece a ser oferecida aos alunos, desde cedo. 

“O que a gente vê hoje é a Prefeitura de Manaus realizando um mutirão de limpeza nos igarapés quase que diariamente. Com cidadãos conscientes e preocupados com o meio ambiente, isso não aconteceria. Esse investimento em limpeza poderia ser gasto em outros setores. E a escola faz esse papel educativo de conscientização. Essas crianças crescerão com esse cuidado, porque elas já sabem dos prejuízos”, comentou a gestora.  

Durante toda a semana foi trabalhado o tema, em que os alunos criaram bandeirinhas, cartazes com desenhos, frases e gravuras que foram utilizados na caminhada. A aluna Sophie Alagoas, 10 anos, do 5º ano, já sabe muito bem o que deve ser feito para que a realidade do bairro em que ela mora seja modificada.

“As pessoas não devem jogar mais lixo no igarapé. Lá tem muita garrafa PET, muito plástico e isso faz mal para os animais. Isso é muito errado, as pessoas devem respeitar o meio ambiente”, falou a menina, consciente. 

Já Marcos Corrêa, 11 anos, também do 5º ano, deu dica do que deve ser feito para não jogar lixo na rua. “Quando uma pessoa comer alguma coisa e não tiver um lixo perto, ela deve colocar em uma sacola e levar com ela e jogar quando encontrar uma lixeira, mas nunca jogar no chão. Isso é muito feio”, apontou. 

Para a voluntária do Clube de Mães do bairro, Valliana Santana, o trabalho da escola é essencial para que a criança se torne um adulto educado.

“O igarapé que temos no bairro é a prova do que acontece com o meio ambiente quando não cuidamos. Se as pessoas não jogassem lixo, o local poderia ser utilizado para o lazer da comunidade, mas é impossível tomar banho nele”, explicou Valliana.

Artigo anteriorPrefeito David Almeida destaca recorde de público no encerramento da primeira fase do Festival Folclórico do Amazonas
Próximo artigoPrefeitura libera pagamento do segundo lote do Auxílio Aluguel – Operação Cheia 2022 nesta sexta-feira, 24/6