FOTO: Divulgação/Sepror

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), encerrou, no domingo (26/06), uma série de cursos profissionalizantes voltados às atividades de pesca e aquicultura, para produtores rurais dos municípios de Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo e Tefé.

Os cursos integram o pacote de ações do Programa Agro Amazonas, que visa desenvolver o setor primário em todo o estado. Nos três municípios, as capacitações foram coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror.

Em Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus) foram ministrados cursos de Formação de Guias de Pesca Esportiva e Retirada de Peixes, para os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma.

O curso, que iniciou no dia 21 de junho e encerrou ontem (26/06), contou com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM), profissionalizando moradores da AM-174, dos rios Aripuanã, Juma e Araua, situados na zona rural de Novo Aripuanã. Ao todo, 20 produtores rurais foram capacitados em Guias de Pesca Esportiva e 12 em retiradas de espinha de peixes.

Segundo o engenheiro de pesca da Sepror, Flávio Ruben, a capacitação recebida pelos moradores os credencia como guias de pesca, profissionalizando-os, gerando dignidade e renda para a população local. “A pesca esportiva é um importante segmento econômico no Amazonas, e os praticantes desse esporte necessitam de pessoas capacitadas e experientes para guiá-los aos melhores lagos pesqueiros”, disse Flávio Ruben.

Os guias de pesca receberam conhecimentos relacionados à pesca esportiva no que tange à sua definição, legislação e importância, principais espécies capturadas na pesca esportiva, aspectos biológicos do tucunaré (Cichlla spp.), utensílios e tipos de arremessos utilizados na pesca esportiva, segurança e posicionamento durante a navegação, além de boas práticas no manuseio do peixe capturado.

Na oficina de retirada de espinhas de peixe, os moradores receberam orientações a respeito do manuseio e limpeza do pescado, posicionamento correto da faca para o corte dorsal e abertura da matrinxã de forma espalmada, além do corte em Y para retirada das espinhas.

Presidente Figueiredo

Em Presidente Figueiredo, no Distrito de Balbina (a 117 km de Manaus), foi ministrado o curso de Guias de Pesca Esportiva, para filiados da Associação dos Banqueiros e Piloteiros de Balbina, produtores rurais e colaboradores da prefeitura municipal.

O curso que ocorreu no sábado (25/06) e domingo (26/06), teve a participação de 15 produtores que desenvolvem a atividade da pesca esportiva na região.

“A pesca esportiva é um importante segmento econômico no estado do Amazonas, e os praticantes desse esporte necessitam de pessoas capacitadas e experientes para guiá-los aos melhores lagos pesqueiros, o que torna os moradores da Vila de Balbina e Ramal da morena aptos para prestação desse serviço, aquecendo também o turismo na região”, ressalta o instrutor do curso, Fabiano Reis.

Tefé

Em Tefé (a 523 km de Manaus), com o objetivo de levar conhecimento de forma teórica e prática no gerenciamento de uma fazenda agrícola. No domingo (26/06), foi realizada a oficina de Boas Práticas de Manejo na Aquicultura, na propriedade na fazenda Granja Moura, localizada no quilômetro 10, da estrada Agrovila do município de Tefé.

A oficina capacitou mais de 20 pessoas entre produtores rurais e alunos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam/Tefé), com o apoio da Instituição.

O curso ocorreu de forma teórica e prática sobre os conhecimentos de análise e qualidade da água, despesca e replicagem na criação de tambaqui, biometria, manejo e distribuição de alevinos, manejo e limpeza de tanques na piscicultura.

Artigo anteriorSinésio Campos entrega relatório final da CPI da Amazonas Energia ao Tribunal de Contas do Estado
Próximo artigoFã de Anitta vende portas de casa para ir a show da cantora em Lisboa: ‘É investimento’