A manifestação do Boi Garantido por Justiça para os casos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, brutalmente assassinados no Vale do Javari, transcendeu a arena do Bumbódromo. O ativismo político vermelho, defendido na terceira e última noite do 55º Festival Folclórico de Parintins em 26 de junho, rendeu publicação na página PT Brasil no Instagram.
A toada Pátria Indígena (Mãos Vermelhas), do compositor Ronaldo Barbosa Jr, trilha sonora do espetáculo das Tribos Indígenas do Boi Garantido que dançaram em homenagem aos defensores da Amazônia, foi postada pelo Partido dos Trabalhadores. Na última noite do Festival de Parintins 2022, o bumbá cantou “Vermelho”, que faz apologia ao movimento comunista, na arena do Bumbódromo, como Toada, Letra e Música.
O Garantido estendeu uma faixa com a frase “Por Dom e Bruno, Justiça”, para endossar a cobrança de investigação para o crime ocorrido com ambos os profissionais que desapareceram no Vale do Javari, no Alto Solimões, na tríplice fronteira Brasil-Perú-Colômbia, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. O indigenista e o jornalista atuavam na luta pela Amazônia, após o desmonte das políticas públicas por parte do Governo Federal.