
Mauro Machado, conhecido como “Painitto”, levou um baita susto no começo de junho. O empresário, que é pai de Anitta, estava se sentindo “estranho” e resolveu ir ao médico. Em entrevista à Quem, ele contou sobre os momentos de tensão.
“Estava com um cansaço e ofegante, mas atribuí às sequelas da Covid-19. Alguns dias antes de procurar ajuda médica, me senti mais cansado e ofegante, até me recusei a acompanhar a turnê europeia da Anitta”, disse. “Viajei a São Paulo para fazer exames de rotina na próstata. Ao chegar lá, durante um encontro familiar, apresentei sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) ao tomar umas cervejas. Tomei aspirina, fiz as necessidades fisiológicas, mas não melhorou a tonteira e a dormência no corpo, e procurei um hospital”, contou.
Mauro então se encaminhou ao Hospital Vila Nova Star. “Minha pressão [arterial] estava alta e não diminuía. Foi constatado um AVC transitório. Rapidamente a minha família entrou em contato com a Dra. Ludhmila [Hajjar, cardiologista] e controlamos tudo. Mas, ao vasculhar os motivos do pico de pressão, foi localizado um tumor no meu pulmão direito que deveria ser extraído urgentemente”, afirma ele, que logo foi submetido a uma cirurgia robótica. “Quem me operou foi o Dr. Angelo e quem me assistiu oncologicamente foi o Dr. Paulo. A biópsia detectou um tumor maligno, que foi retirado totalmente e não deixou sequelas em nenhum lugar. Por isso não foi preciso fazer químio ou radioterapia”, explicou.
Além do acompanhamento integral da equipe do cirurgião torácico e do oncologista, Mauro ainda teve a supervisão de Ludhmila Hajjar. “Ela é médica de toda a nossa família e será sempre meu anjo de guarda, além de médica e amiga. A Dra. Ludhmila é uma pessoa ímpar e carinhosa, supercompetente e influente. Vai passar por processos de admissão para o corpo diretor da USP (Universidade de São Paulo). Isso poderá dar a ela a oportunidade de expandir uma ótima medicina para toda a população carente do Brasil”, disse.