ROMA, 16 JUL (ANSA) – Os institutos meteorológicos da Itália emitiram neste sábado (16) alertas para dezenas de cidades do país que podem enfrentar uma onda de calor mais intensa e altas temperaturas a partir da próxima semana.   

O calor voltou a atingir a Itália e grande parte da Europa nos últimos dias e já registra temperaturas com picos de 36ºC neste fim de semana, mais de 6°C acima da média do período.   

No entanto, a partir de segunda-feira (18) a grande onda de calor trará picos entre 40 e 42°C , principalmente no Vale do Pó, Toscana, Úmbria e Lácio. Já a região adriática e o sul do país experimentarão uma fase quente, mas não excepcional.   

“Se Itália vai sofrer na próxima semana, Portugal e Espanha com 47°C registrados e Paris e Londres com previsão de 40°C certamente não estarão melhores. Em particular na Inglaterra há alerta máximo, cor vermelha, para o calor africano”, explicou Mattia Gussoni, meteorologista do iLMeteo.it, lembrando que o recorde atual de Londres é de 37,8°C, atingido em julho de 2020″.   

Para Giussoni, na Itália, “com o congelamento em torno de 4800 metros, nossas geleiras sofrerão ainda mais e as temperaturas africanas afetarão também o rei das montanhas europeias: o Mont Blanc, a 4809 metros, verá as temperaturas subirem até o pico esperado na quarta-feira, 20 de julho”.   

Entre as cidades mais afetadas, a partir de segunda, estão muitas da Lombardia e Emilia-Romagna, incluindo Reggio Emilia, Mântua, Lodi e Cremona. Já Verona, Turim e Milão devem ter máxima em torno de 40°C. (ANSA).

Artigo anteriorCom 41 mil ingressos vendidos para jogo com Fluminense, São Paulo conta com força da torcida na temporada
Próximo artigoEmbalado por vaga, América-MG pega Red Bull Bragantino para se afastar do perigo