Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou, nesta segunda-feira, 18/7, o início da obra de revitalização do parque municipal Lagoa do Japiim, localizado no conjunto 31 de Março, zona sul da capital amazonense. A reforma é resultado de cooperação técnica assinada entre a concessionária Águas de Manaus e a administração municipal.

Na ocasião, o gestor municipal destacou que um dos objetivos é transformar o parque em uma atração turística de destaque na cidade.

“Nós vamos recuperar, em parceria com a concessionária Águas de Manaus, e fazer uma praça molhada. Posteriormente, em uma segunda etapa, fazer uma fazendinha, recuperar as estruturas, colocar pedalinho, melhorar o píer, fazer paisagismo, pista de caminhada, enfim, a reforma completa. Essa parceria público-privada é fundamental para transformar o local numa das maiores atrações turísticas da cidade”, assegurou Almeida.

Reforma

O local, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vai receber obras de melhorias da qualidade de água na lagoa, tratamento de esgoto, além de pintura na nova estrutura do deck.

A reforma prevê, ainda, a revitalização do espaço de caminhada e corrida. O parque, que abriga uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também receberá, em breve, a sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a guarda armada.

“A lagoa do Japiim é um espaço muito valorizado pela população do entorno e há uma expectativa de que a prefeitura fizesse algo para melhorar o parque ainda mais. Então, nós vamos qualificar essa estrutura que tem e colocar uma estrutura nova, e o diferencial aqui é o tratamento da água da lagoa, nós vamos mudar essa cor que ela tem, e vamos ter aqui um espaço mais aprazível e seguro, para dar essa tranquilidade para a população, que vai poder visitar aqui diariamente“, enfatizou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.

Despoluição

Haverá um investimento por parte da empresa concessionária para melhorar a qualidade da água da lagoa, tornando-a mais apropriada. Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que fica dentro do parque, receberá obras de melhorias, passando a coletar a água da drenagem utilizando uma técnica conhecida como “tempo seco”, evitando que os efluentes sejam despejados sem tratamento adequado no meio ambiente. A ideia, a médio prazo, é despoluir a lagoa com o projeto. As obras devem ser concluídas no segundo semestre.

“Essa parceria público-privada tem o intuito de proporcionar mais qualidade de vida, não apenas aos mais de 52 mil moradores do local, como também a toda a população de Manaus, com serviços essenciais e opções de lazer. Estamos honrados de contribuir com essa revitalização, por meio de melhorias que são de competência da Águas de Manaus”, afirma o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.

Lagoa do Japiim

O parque municipal Senador Arthur Virgílio Filho, conhecido como lagoa do Japiim, possui uma área de 41 mil metros quadrados e foi inaugurado em 2008. A última intervenção no local ocorreu em 2017. Um dos mais tradicionais bairros da zona Sul, o Japiim surgiu e se desenvolveu em torno do conjunto 31 de Março, local onde está localizado o parque.

Vistoria

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) também acompanhou o início dos trabalhos de revitalização

“Vamos vistoriar essa obra, principalmente porque existe uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) aqui dentro, a qual atende aos usuários que moram nessa parte de trás do parque. A empresa também ficará responsável pela manutenção da lagoa e, muito em breve, esse local estará com uma outra aparência e bastante atrativo para as famílias de nossa cidade”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

Artigo anteriorBolsonaro promete pagar em agosto 2 parcelas de auxílio a caminhoneiros
Próximo artigoTrajeto da linha 304 sofre alteração em Manaus para atender usuários no bairro Cachoeirinha