Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 18/07/2022, em Boa Vista (RR), a desembargadora-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Amazonas e Roraima (TRT-11), Ormy da Conceição Dias Bentes, assinou o documento oficial de Adesão à Carta da Terra, uma declaração de princípios elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Presentes ao ato o secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Emerson Baú, que representou o governador Antônio Denarium, o vice-reitor da Universidade Federal de Roraima, Silvestre Lopes de Nóbrega, o diretor do Fórum Trabalhista de Boa Vista, juiz do Trabalho Gleydson Ney da Rocha, e a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Roraima (Arat), Florany Mota, entre outras autoridades.

Em seu discurso, a presidente do TRT-11 destacou que “a Carta da Terra é uma inspiração, a guiar-nos na busca de uma sociedade em que todos sejam responsáveis por ações de paz, respeito e igualdade, prezando pelo bem-estar mundial ao tratar de temas éticos de suma importância para todos os cidadãos do século XXI. Nesse espírito, com muita honra e ciente da importância crescente da conscientização e educação ambiental e do papel que os órgãos públicos e sociedades civis devem ter no âmbito de ações de responsabilidade ambiental, adotamos a Carta da Terra como um guia ético e moral a ser considerado em nossas ações administrativas e normativos internos, passando agora o nosso Tribunal a fazer parte deste movimento global para construir um mundo melhor”. A desembargadora concluiu sua fala, citando um trecho da Carta da Terra: “…que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação dos esforços pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida”.

O diretor do Fórum Trabalhista de Boa Vista, Gleydson Ney da Rocha, em breves palavras, destacou a importância da assinatura do documento. O engenheiro ambiental Jean Leão, gestor do Instituto Soka Amazônia, parceiro do TRT-11 desde março deste ano na questão ambiental, apresentou o conteúdo total da Carta da Terra, detalhando os princípios que falam de respeito e cuidado com a vida, a integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, não violência e paz. Jean Leão destacou também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU.

Encerrando a cerimônia foram entregues a magistrados e servidores do Fórum de Boa Vista canecas duráveis de cerâmica que fazem parte do projeto “Adote uma caneca”.

Artigo anteriorUE prepara regra para corte obrigatório no consumo de gás
Próximo artigoPrefeitura realiza obras de revitalização asfáltica e leva infraestrutura ao conjunto Cidadão 1