O mandatário brasileiro ainda acusou o ator de estar ignorando incêndios na Europa e nos Estados Unidos. “Alguém pode se perguntar se você é obcecado pelo meu país (ou seus recursos) ou se acredita que o Brasil é o único na Terra”, escreveu Bolsonaro.
O presidente ainda disse que o Brasil continuará sendo “a nação que mais preserva” e atacou o trabalho do artista: “Você pode continuar brincando com seus brinquedos de estrelas de Hollywood enquanto fazemos nosso trabalho”.
“Se estiver ao seu alcance, adoraríamos vê-lo parar de espalhar informações erradas. No passado recente, você usou uma imagem de 2003 para falar sobre os incêndios florestais na Amazônia supostamente acontecendo em 2019 e foi exposto, mas eu o perdoei. Então, por favor, vá e não peque mais”, ironizou, citando uma passagem bíblica.
Veja a sequência:
A postagem de DiCaprio traz um vídeo do MapBiomas, iniciativa mantida por várias ONGs que atuam na promoção da proteção à natureza. As imagens mostram o avanço do desmatamento ilegal na Amazônia brasileira nos últimos três anos, com base em dados produzidos pelo próprio governo brasileiro com o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A militância do eterno astro de Titanic (1997), que é conhecido por seu ativismo ambiental, costuma ser motivo para protestos do presidente Bolsonaro e de seus aliados. Em maio último, por exemplo, o líder brasileiro disse que é melhor que o ator fique calado em relação a questões climáticas do Brasil.