A presidente do PSOL no Amazonas, Rosilane Almeida, afirmou em nota na tarde desta segunda-feira (1) que comunicado de uma ala do partido sobre a candidatura do médico indígena Israel Tuyuka para governador do estado não deve ser considerado.
Ainda na nota Rosilane diz que convenção da legenda realizada neste domingo (31) é legítima e o registro da Ata da Convenção foi legitimada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) na manhã desta segunda-feira (1º), às 10h11:25. O protocolo 110103/2022 oficializa as candidaturas de Marcelo Amil e Luiz Carlos Marques ao Governo do Amazonas, de Herbert Amazonas ao Senado Federal e dos demais candidatos aos cargos de deputado estadual e deputado federal. Qualquer outra reunião ou decisão sem a anuência do órgão máximo eleitoral não é válida.
A presidente afirma que o ato de escolha de Marcelo Amil, do vice Luis Carlos Marques e dos candidatos a deputados foi legal e democrática.
“Nossa Convenção foi feita dentro das legalidades que a mim, como presidente do Partido confere, com convocatória a que compete através do votos aos filiados a eleger nossos postulantes”, disse Rosilane.
Psol oficializa nome de Marcelo Amil
Com a participação massiva dos militantes, domingo (31), o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Amazonas oficializou a candidatura do advogado Marcelo Amil ao Governo do Amazonas durante a convenção partidária. A reunião aconteceu na sede do Sul América, localizada no bairro São Raimundo, às 15h.
Apoiadores ostentavam camisetas e outros materiais de apoio, enquanto aguardavam pela chegada do advogado. Marcelo Amil lançou a pré-candidatura juntamente com outros colegas de partido e foi escolhido pela maioria dos militantes.
“Recebo com muita honra e coragem a missão de carregar a bandeira do partido nesse momento histórico. Uma eleição em que mais do que projeto de nação, está em jogo a democracia. Chegamos até aqui com muita coragem e inteligência. Tenho a honra de receber maciçamente o apoio dos companheiros do PSOL do interior, e vou dedicar cada segundo dessa campanha a honrar essa confiança. Não tenho dúvidas que o desejo de mudança que existia no amazonense em 2018 continua existindo. Elegeremos Lula no primeiro turno, e estaremos no segundo turno no Amazonas”.
Na Federação Psol/Rede são nove candidatos a deputados federais, sendo que sete foram anunciados pela presidente Rosilane Almeida durante a convenção. São eles: Amanda Monteiro; Kesya Tavares; José Luiz; Roberto Santino; Welton Oda; Ricardo Souza da Silva e José Roberto. Cinco destes serão escolhidos na formar a chapa conforme a federação. Os outros quatro serão anunciados pela Rede.