
O coração de Dom Pedro I chegou ao Brasil por volta das 10h desta segunda-feira (22/8), na Base da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília. O artefato foi enviado ao país como parte da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.
Após o desembarque, o órgão foi recebido na base da FAB com honras de chefe de Estado.
Participaram da cerimônia os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; e da Secretaria-geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, além do embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Felipe Melo.
Também estiveram presentes os deputados Luiz de Orleans e Bragança (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF).
A relíquia foi transportada da cidade do Porto até Brasília na cabine de passageiros de uma aeronave VC-99 do Grupo de Transporte Especial (GTE), escoltada por dois caças F-5 da FAB.
Ela foi acompanhada por uma comitiva formada por um representante do governo brasileiro e três autoridades de Portugal, entre eles, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Após o desembarque, o coração de D Pedro I aguarda recepção oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em cerimônia no Palácio do Planalto às 17h desta terça (23).
A peça então será encaminhada para exposição no Palácio do Itamaraty, entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro, quando retorna a Portugal. Com informações de Metrópoles.