Pela primeira vez desde que a data foi instituída por lei, em 2007, o Dia da Amazônia, 5 de setembro, será celebrado em grande estilo em eventos culturais gratuitos por todo o país. Para marcar a data no calendário de brasileiras e brasileiros – a partir de agora anualmente -, oito cidades, incluindo Manaus (AM), vão comandar a comemoração em 2022. Nomes como Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, BaianaSystem, BK, MC Carol e MC Rapadura se apresentarão a partir de 3 de setembro nos Festivais Dia da Amazônia 2022. Os shows gratuitos vão homenagear o bioma Amazônico, que é centro das atenções mundiais tanto por seu papel vital na regulação do clima e na manutenção da vida de suas populações como pela escalada de ataques que têm comprometido sua integridade – de desmatamento e queimadas à violência crescente.
Os Festivais Dia da Amazônia 2022 (http://
Em Manaus, as homenagens, no dia 4 de setembro, terão shows gratuitos de Casa de Caba, Johnny Jack Mesclado, SANTS, Rabo de Vaca, Bruxos do Norte e Mafel Matagal. Organizado pelo Namaloca e Orígenas, o evento na cidade ganhou o nome de Festival Grito Rua pela Amazônia e vai durar dez horas: das 9h às 19h, no Parque da Juventude Ajuricaba Mascarenhas, em São José Operário. Na Região Norte também haverá shows de graça em Belém, Santarém e Macapá (confira programação abaixo).
Motivados pela importância que a sociedade brasileira enxerga na floresta, movimentos, artistas e organizações socioambientais decidiram sair às ruas para comemorar o Dia da Amazônia como um alerta para o Brasil e o mundo sobre o que está acontecendo na região. O tema da comemoração é um dos centrais das eleições deste ano, e a mobilização nacional visa também reforçar o importante tema do desenvolvimento sustentável e preservação da floresta da Amazônia no centro do debate público, ampliando o alcance das informações sobre o abandono do bioma. Por exemplo, segundo dados do Ruralômetro divulgados recentemente, 68% da Câmara dos Deputados votaram contra o meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais na última legislatura.
A mobilização pretende atrair públicos diversos ao longo das programações de cada cidade, levando a mensagem de que a Amazônia, que ocupa 52% do território brasileiro, está em todo lugar, muito além de suas fronteiras, e merece ser comemorada. “Reverberar a força que vem das matas, ouvir a voz dos povos e fortalecer em coletivo defensores da floresta são eixos que movimentam os Festivais Dia da Amazônia. Nosso objetivo é reunir diversas pessoas, lugares, coletivos com festa, cura e amor”, afirma Deuza Brabo, produtora cultural e coordenadora do coletivo Reocupa, que faz parte das produções dos palcos.
Os Festivais pelo Brasil
O show de abertura será em São Paulo, dia 3 de setembro, com Gaby Amarantos, Anelis Assumpção, Suraras do Tapajós, Bloco do Água Preta e outros convidados. Em Belém, no mesmo dia, também iniciando as celebrações, será realizada a 5ª edição do Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia. Os eventos se estendem até o dia 10 de setembro, finalizando com o Festival Maní(Festar), em Santarém (PA).
Em 4 de setembro, haverá festivais em Manaus, Belém, São Luís, Macapá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em cada local haverá atividades gratuitas para todas as idades. A agenda completa, com os horários, está sendo finalizada, e poderá ser acessada no endereço http://festivaisdiadaamazonia.
Comemorações pelo Dia da Amazônia em Manaus
Além do Grito Rua pela Amazônia, Manaus também receberá o Esquenta da Virada Sustentável, lançamento oficial da 8ª edição da Virada Sustentável Manaus, organizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS). O evento acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de setembro, no espaço Sun, 8º andar do Manauara Shopping, das 17h às 21h. O evento celebrará o Dia da Amazônia com os shows de Marcia Novo (03), Trio All to All (04) e Jander Manauara (05), e fará o chamado para a sociedade do que será a Virada Sustentável 2022. No Dia da Amazônia, 5 de setembro, haverá a abertura da Bandeira “Amazônia de Pé”, no Largo São Sebastião, com a participação de voluntários do evento.
Centenas de ações descentralizadas por todo o país
Além dos festivais nas oito cidades, está sendo organizada a Virada Cultural Amazônia de Pé (https://virada.amazoniadepe.
PROGRAMAÇÂO
DIA 4 DE SETEMBRO – DOMINGO
Manaus
● Nome: Grito Rua Pela Amazônia
● Organização: Coletivos Namaloca e Orígenas
● Link: https://www.instagram.com/
● Programação (lineUp): Casa de Caba, Johnny Jack Mesclado, SANTS, Rabo de Vaca, Bruxos do Norte e Mafel Matagal
● Local: Parque da Juventude Ajuricaba Mascarenhas (Av. Autaz Mirim 4653-4783 – São José Operário)
● Horário: 9h às 19h