São falsas as informações que circulam em sites de notícias de que o Governo do Amazonas negou apoio de Saúde para o Festival de Cirandas no município de Manacapuru (a 63 quilômetros de Manaus). O evento contou com ambulâncias e equipe médica, tanto da Secretaria de Saúde (SES-AM) quanto do Corpo de Bombeiros, além de insumos e medicamentos enviados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).
Na noite deste domingo (28/08), logo após o acidente com guindaste que deixou 23 pessoas feridas, a Secretaria de Saúde enviou ainda dez ambulâncias ao município para trazer parte dos feridos para a capital. A ação foi acompanhada pelo secretário da SES-AM, Dr. Anoar Samad.
“Temos um plano de contingência para determinados eventos. No momento em que fomos demandados, enviamos ambulâncias UTIs para o local, pois a necessidade do momento era o transporte para a capital. O primeiro atendimento é importantíssimo e foi feito com maestria impressionante”, afirmou.
Segundo o secretário, os atendimentos em Manaus foram divididos entre os Hospitais e Prontos-socorros João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo.
Estrutura
Um Centro Integrado de Comando e Controle foi montado para o 24º Festival de Cirandas, mobilizando órgãos de Segurança, como Polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros, profissionais da SES-AM e da Secretaria de Cultura. As equipes fizeram o pronto-atendimento das vítimas, que foram encaminhadas inicialmente para a unidade local de saúde.
Em atendimento à solicitação da Unidade Mista de Manacapuru, a Central de Medicamentos enviou materiais e medicamentos para o município, desde agulhas descartáveis a medicamentos utilizados em cirurgias nas UTIs.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas também estava com um aparato de pronto-atendimento voltado especificamente para o evento.
Feridos Em Estado Grave
Vinte e seis pessoas sofreram algum tipo de lesão por conta do acidente ocorrido durante o 24° Festival das Cirandas de Manacapuru, na noite deste domingo (28). Entre as pessoas feridas estão 15 homens e 11 mulheres de idades entre 18 e 42 anos.
Desse número, seis pacientes estão em estado grave e deram entrada nos hospitais: 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo.
Segundo a SES-AM, seguindo determinação do governador Wilson Lima, colocou toda a estrutura do Governo do Estado disponível para atendimento do caso, foram enviadas dez ambulâncias ao longo da noite e madrugada para transferência de vítimas para Manaus.