O Evento “LAWin Summit: Desafios da inovação na Amazônia” ocorrerá de forma presencial nos dias 15 e 16 de setembro deste ano no Auditório da Escola de Direito da UEA (Av. Major Gabriel, N.° 767, Centro) e pretende proporcionar entre especialistas e referências no ecossistema de inovação na Amazônia Ocidental o enfrentamento de questões atuais e futuras da Lei de Informática aplicada à Zona Franca de Manaus. Os painéis concentrar-se-ão no atual status da PD&I na Região, oportunidades futuras, barreiras e necessidades iminentes para benefício do ecossistema.
O Núcleo de Direito, Tecnologia e Inovação da UEA (LAWin) organiza evento promovido na Escola de Direito da UEA intitulado “LAWin Summit: Desafios da inovação na Amazônia”, a fim de reunir especialistas e atores relevantes do ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental onde permitir-se-á discutir, com a maturidade devida, possibilidades de melhoramentos nas normas aplicáveis à utilização dos Recursos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), sempre conectando otimização do uso dos recursos disponíveis, facilidade de demonstração de impacto dos investimentos, novos negócios às empresas investidoras e segurança jurídica em todas as etapas dos projetos.
O evento também se apresenta como etapa do Projeto de Produtividade Acadêmica dentro da Universidade do Estado do Amazonas (Portaria GR/UEA- Nº 088/2021) “Direito, Tecnologia e Inovação na Amazônia” tendo como integrantes as Professoras e Professores: Prof. Me. Vania Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, Prof. Dra. Márcia Cristina Nery da Fonseca Rocha Medina, Prof. Dr. Alcian Pereira de Souza, Prof. Dr. Tulio Macedo Rosa e Silva, Prof. Me. Jeibson dos Santos Justiniano e Prof. Esp. Albefredo Melo de Souza Junior, e do Grupo de Pesquisa CNPQ “Lawin Research”, ambos liderados pelo Prof. Dr Alcian Pereira de Souza, da Escola de Direito (ED/UEA).
O evento terá seu início com um workshop de práticas em PD&I ao longo da manhã do dia 15 e, após, debaterá em diversos painéis, temas sobre a Inovação na Amazônia e seus desafios, a partir de 05 grandes blocos temáticos: i) PD&I: desafios atuais e o futuro; ii) PD&I: reflexões; iii) PD&I na Amazônia Ocidental; iv) Atuação dos atores do ecossistema de PD&I na Amazônia Ocidental e; v) Direito e tecnologia.
Público Alvo
A realização do evento se destina a todos os atores do ecossistema de inovação na Amazônia: Professores e Pesquisadores de ICT’s Públicas e Privadas, Coordenadores de Projetos, Consultores, Auditores, Entidade Gestora dos Recursos, Órgãos de Controle e Fiscalização, Fundações de Apoio, Gestores Públicos, Gestores de Ciência e Tecnologia na Amazônia bem como toda a comunidade acadêmica interessada no tema.
Palestrantes
Convidados locais e nacionais participarão do evento e alguns nomes já estão confirmados como: André Printes (Hub de Inovação – UEA); Antônio de Lima Mesquita (AGIN/UEA); Bianor Saraiva Nogueira Júnior (ED/UEA); Daniella Bezerra (IPDEC/CAPDA); Elaine Garcia (FIEAM); Elias Moraes de Araujo (FUEA); Fabiana Menezes Soares (UFMG); Fabiana Lucena Oliveira (ESO-UEA); Fábio Cardoso (Hub de Inovação – UEA); Fernando Moreira (Fundação Muraki); Fredson Encarnação (Fabriq/LAWin); Glaucia Maria de Araújo Ribeiro (ED/UEA); Ingrid Gadelha (EST-UEA); Jaiza Maria Pinto Fraxe (Justiça Federal); Jander Cavalcantti (Callidus/Tectoy); João Paulo Penhalosa Duarte (Suframa); José Renato Santiago (STEM/UEA); José Teixeira (Denso); Kátia Maria de Oliveira (MPE-AM); Manoel Fernandes Amaral Filho (SAP/Suframa); Marceliano Oliveira (CESP-UEA); Rafael Pontes Lima (CONSECTI/CAPDA); Raimundo Cláudio Gomes (Hub de Inovação – UEA); Renato César Cardoso (UFMG); Rodrigo da Silva de Lima (FINEP/CAPDA); Samy Assi (Sidia); Vânia Thaumaturgo (ADPM/CAPDA); Waldeyde Magalhães (ESA-UEA).
Resultados Esperados
Tem-se como expectativa do evento:
1. Fortalecer o debate sobre as regras que norteiam a aplicação dos recursos de PD&I na região, propondo possíveis contribuições de melhoria;
2. Demonstrar a importância de tais recursos no desenvolvimento de novas tecnologias na Amazônia;
3. Mitigar a insegurança jurídica na aplicação das normas incidentes;
4. Fomentar novos projetos aptos a receberem investimentos.
Certificação
O evento concederá certificação de 30 (trinta) horas de conteúdo acadêmico em favor dos inscritos que participarem de todas as atividades.
Inscrições
As vagas limitadas estarão disponíveis para inscrições gratuitas, a partir do dia 24/08/2022 através do Sympla, acessível através do link: https://www.sympla.com.br/lawin-summit__1682548.
Sobre o LAWin
A Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas constituiu o Núcleo de Direito, Tecnologia e Inovação da UEA, denominado LAWin, sintonizando a UEA na vanguarda da produção acadêmico-técnico-científica ao agregar temas relacionados à Inovação, Tecnologia e Direito.
O LAWin é um Núcleo de Direito, Tecnologia e Inovação da UEA e tem por finalidade fomentar o conhecimento científico em quatro grandes eixos temáticos:
Incentivos à P,D&I; Compliance; LGPD/Blockchain; Direito 4.0.
O LAWin conta com um time multidisciplinar composto por: Alcian Pereira de Souza, Jeibson dos Santos Justiniano, Neuton Alves de Lima, Albefredo Melo de Souza Júnior, Fredson Encarnação, Raísa Albuquerque da Silva, Alessandro de Souza Bezerra, Katy Any Lopes da Silva, Renata Alanis Abrahão, Lisa Ribeiro e Franklin Carioca Cruz.