A inspiradora comédia dramática O Próximo Passo, que levou mais de 1,5 milhão de espectadores aos cinemas na França este ano, já tem data para chegar às telonas brasileiras: 8 de setembro. A cativante produção, que acompanha o processo de redescoberta e superação de uma promissora bailarina após sofrer um doloroso trauma durante uma apresentação, é estrelada por Marion Barbeau, integrante da companhia Balé da Ópera de Paris, em seu primeiro papel como atriz. Com distribuição nacional da Bonfilm, O Próximo Passo integrou a seleção do Festival Varilux de Cinema Francês 2022 e foi o longa-metragem de maior público do evento, arrancando elogios do público e da crítica.
Repleto de belos movimentos e coreografias, O Próximo Passo tem sua enérgica e emocionante trama dirigida pelo famoso diretor francês Cédric Klapisch, que também assina o roteiro ao lado de Santiago Amigorena. Já à frente das câmeras, grandes nomes do cinema francês como Denis Podalydès, Muriel Robin, Pio Marmai e François Civil estrelam a produção, que conta ainda com o coreógrafo, dançarino e compositor israelense Hofesh Shechter como parte do elenco e responsável pelas coreografias e músicas do filme.
Com uma narrativa leve e bem-humorada, a trama do filme é focada em Elise (Marion Barbeau), uma jovem e talentosa bailarina que sofre uma grave lesão no pé em um espetáculo logo após flagrar a traição de seu namorado. Com o corpo e o coração feridos, e apesar de vários especialistas afirmarem que nunca mais poderia voltar a dançar como antes, Elise luta por sua recuperação e lida com distintos caminhos e pessoas que a ajudam a superar seus traumas recentes. Aos poucos vai descobrindo um novo rumo para seu talento no excêntrico mundo da dança contemporânea.
Segundo Klapisch, a ideia de fazer um filme de ficção sobre o poder da dança tinha mais de 20 anos e a oportunidade surgiu ainda durante a pandemia. Ele conta que após editar alguns vídeos de dança feitos pelos bailarinos do Balé da Ópera de Paris em seus celulares, a ideia se cristalizou. Para ele era de extrema importância que os atores também atuassem no momento das coreografias: “Quando se faz um filme sobre dança, é imperativo que quem atua, também dance. As pessoas que encenam as cenas devem ser os que estão ensaiando ou dançando. Eu queria que fossem dançarinos se apresentando e não atores dançando. Dançar é acima de tudo um dos prazeres da vida. A história de ‘O Próximo Passo’ se baseia em uma ideia de reconstrução, renascimento, de avançar para algo positivo e solar, quaisquer que sejam os esforços para consegui-los. Eu poderia dizer que é um filme sobre a vida. Um filme sobre o prazer profundo de quem dança e tem essa ideia de se superar”, explica o diretor em entrevista realizada para divulgação do longa.
Ficha técnica
O Próximo Passo
2022 / 1h57 / Drama
Elenco: Marion Barbeau, Hofesh Shechter, Denis Podalydès
Direção: Cédric Klapisch
Classificação indicativa pretendida: 12 anos
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Gênero: Comédia dramática
Sinopse: Elise, uma jovem e promissora bailarina clássica, se machuca em uma apresentação após flagrar a traição do namorado. Apesar dos especialistas dizerem que ela não conseguirá mais dançar, Elise vai lutar para se recuperar, buscando novos rumos no mundo da dança contemporânea.
Cédric Klapisch – Diretor
Nascido em 1961 e formado em cinema na Sorbonne Nouvelle, em Paris, e em artes na Universidade de Nova York, Cédric Klapisch trabalhou com diversas áreas do audiovisual: documentários, curtas, longas e séries. Começou a carreira dirigindo curtas-metragens, como Ce qui me meut, em 1989, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Curta do Sindicato Francês de Críticos de Cinema, e foi indicado ao Prêmio César de Melhor Curta de Ficção.
Em 1992, seu primeiro longa-metragem, Riens du tout, foi indicado ao César. Em 1996, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro pelo filme Odeio te Amar.
Klapisch ganhou outros prêmios César, incluindo o de Melhor Roteiro, com o longa Odeio Te Amar. No mesmo ano, lançou O Gato Sumiu, estrelando Romain Duris, ator parceiro de Klapisch em diversos projetos. Seus filmes de maior sucesso são O Albergue Espanhol (2002) e Bonecas Russas (2005).
Sobre a Bonfilm
Realizadora dos festivais como Varilux de Cinema Francês, em todo país, e Ópera na Tela, em tendas montadas a céu aberto no Rio e em São Paulo e nos cinemas brasileiros, a produtora Bonfilm é também distribuidora de filmes. Já lançou dezenas de títulos no mercado nacional, entre eles sucessos como Pequeno Nicolau; Asterix, o Segredo da Poção Mágica; Asterix e o Domínio dos Deuses; O Novato; A Revolução em Paris; Amor à Segunda Vista; Enquanto Vivo e Caixa Preta. No segundo semestre de 22, lança nos cinemas quatro produções que integraram a edição de 2022 do Festival Varilux do Cinema Francês e um documentário exibido no 8½ Festa do Cinema Italiano.
Confira a programação no site www.bonfilm.com.br