Rafaela Felicciano/Metrópoles

Líderes mundiais parabenizaram o Brasil pelas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado neste 7 de setembro. Vladimir Putin, a rainha Elizabeth II e Xi Jinping foram algumas das personalidades políticas que teceram comentários nas redes sociais em referência ao evento cívico.

Em mensagem divulgada pela agência de notícias russa Sputnik, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentou o presidente Jair Bolsonaro e citou a “parceria estratégica” entre os dois países.

“Estou seguro de que, pelos esforços mútuos, asseguraremos o reforço da parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil em prol dos nossos povos. Sinceramente desejo ao senhor boa saúde e sucesso e a todos os seus concidadãos – felicidade e prosperidade”, disse a mensagem.

A embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, compartilhou nas redes sociais a mensagem divulgada pela Rainha Elizabeth II sobre a data. “É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido, uma parceria de 200 anos”, afirma a publicação. Na declaração da rainha, a visita ao país em 1968 é lembrada.

“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de Independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, lembrou a nota.

 

China x EUA

A embaixada da China no Brasil divulgou nas redes sociais a mensagem de felicitações ao país enviada pelo presidente chinês Xi Jinping. O texto ressalta o avanço da cooperação entre os dois países nos últimos anos.

“Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil, e gostaria de trabalhar para promover o desenvolvimento contínuo e profundo de Paceria Estratégica Global China-Brasil e trazer maiores benefícios para os nossos países e povos”, destacou Xi Jinping.

Os EUA também se manifestaram sobre o 7 de Setembro por meio do seu secretário de Estado, Antony Blinken. O texto salientou a relação positiva entre os países e firma o “compromisso com a democracia”.

“Como as duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental, os Estados Unidos e o Brasil compartilham o compromisso de apoiar a democracia em toda a região e demonstrar seus benefícios para todas as pessoas. Os Estados Unidos e o Brasil continuam trabalhando para aprofundar nosso relacionamento estratégico e econômico vital”, estampou o comunicado.

 

América Latina

O perfil oficial do Twitter da Chancelaria argentina também publicou uma mensagem ao povo brasileiro.

“Saudamos o povo brasileiro e seu governo por conta da celebração de 200 anos da sua independência. Seguiremos trabalhando para uma integração cada vez mais forte”, disse a publicação.

O perfil oficial do Ministério das Relações Exteriores do Peru se pronunciou sobre a data com a seguinte publicação: “O Peru comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, celebra sua história e cultura e deseja uma irmandade peruano-brasileira cada vez mais plena, com democracia, prosperidade e desenvolvimento sustentável”.

O Ministério das Relações Exteriores do México é outro país da América Latina que felicitou o Brasil. “Em nome do governo, a chancelaria estende os parabéns ao povo e ao Governo do Brasil, pela celebração do Bicentenário de sua Independência”, diz a publicação.

(Metrópoles)

Artigo anteriorEx-noiva de Gabriel Diniz se casa e recebe declaração do pai do cantor
Próximo artigoJovem tem gêmeos de pais diferentes. “Caso raríssimo”, explica médico