No primeiro pronunciamento à nação após assumir o trono, o rei Charles III concedeu ao filho mais velho, príncipe William, o título de príncipe de Gales, antes carregado por ele. Em consequência, Kate Middleton, esposa do herdeiro, será a primeira pessoas a usar o título de princesa de Gales desde Lady Di, falecida, em 1997.
O monarca reforçou que entrega ao casal os títulos escoceses. William também será o duque de Cornualha. Com a morte da soberana, membros seniores da realeza britânica receberão novos títulos.
“Este também é um momento de mudança para minha família. Conto com a ajuda amorosa da minha querida esposa, Camilla. Sei que ela trará às exigências de seu novo papel a firme devoção ao dever em que confio tanto. Como meu herdeiro, William agora assume os títulos escoceses que tanto significaram para mim”, declarou.
“Ele me sucede como Duque da Cornualha e assume as responsabilidades pelo Ducado da Cornualha que assumo há mais de cinco décadas. Hoje, tenho orgulho de criá-lo príncipe de Gales, Tywysog Cymru, o país cujo título tive o privilégio de ostentar durante grande parte da minha vida e dever”, continuou.
“Com Catherine ao lado dele, nosso novo príncipe e princesa de Gales, eu sei, continuarão a inspirar e liderar nossas conversas nacionais, ajudando a trazer os marginais para o centro, onde uma ajuda vital pode ser dada. Também quero expressar meu amor por Harry e Meghan enquanto eles continuam construindo suas vidas no exterior”.
Espera-se também que o príncipe Edward, o filho mais novo do príncipe Philip e da rainha, assuma o título de seu falecido pai como duque de Edimburgo. Enquanto a esposa, Sophie Wessex, se tornará a duquesa de Edimburgo.
Entre os membros mais jovens da realeza, os filhos do príncipe Harry e Meghan Markle se tornarão o príncipe Archie e a princesa Lilibet. Eles não tinham denominações reais na época em que a rainha ocupava o cargo de chefe da dinastia Windsor.
(Metrópoles)